Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/03/2024 às 08h32min - Atualizada em 04/03/2024 às 08h32min

Previ solicita publicação de ata da Vale sobre racha em sucessão

Economic News Brasil

Em um movimento por mais transparência, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e uma das principais acionistas da Vale, solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a publicação da ata da reunião do conselho de administração da mineradora. Este documento expõe o impasse na escolha do sucessor do atual presidente, Eduardo Bartolomeo. A solicitação, feita através de um comunicado na última sexta-feira, também foi enviada diretamente à Vale, enfatizando a importância da transparência para todos os acionistas.

Este pedido surge em um contexto onde o conselho de administração da Vale se encontra dividido. Em uma reunião realizada no dia 15 de fevereiro, houve um empate na votação entre manter Bartolomeo no cargo e iniciar um processo seletivo para escolha do novo presidente. A Previ e outros acionistas defendem este último processo, argumentando que não infringe as regras de governança da empresa.

A preocupação com a governança e a transparência não é a única questão em jogo. A divisão do conselho reflete também as tensões sobre a influência política na administração da Vale.

A decisão da Previ de solicitar a publicação da ata visa esclarecer sua posição e a dos demais conselheiros que votaram pela criação de uma lista tríplice para a seleção do sucessor. Segundo a Previ, essa medida favorece a boa governança e a transparência, permitindo que todos os acionistas tenham acesso às discussões e fundamentações das decisões tomadas pelo conselho.

O pedido da Previ à CVM e à Vale destaca a importância de disponibilizar informações completas e não sumarizadas sobre as deliberações do conselho. A fundação argumenta que a publicação detalhada da ata beneficiaria todos os stakeholders ao oferecer uma visão clara do processo decisório e das posições dos conselheiros.

Essa solicitação chega em um momento em que as ações da Vale já sofreram uma alta desvalorização. A Previ e outros acionistas esperam que a publicação da ata contribua para estabilizar a situação e restaurar a confiança no processo de governança da empresa. A transparência nas decisões corporativas é vista como um pilar essencial para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo da Vale.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90