Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/11/2023 às 01h07min - Atualizada em 10/11/2023 às 01h07min

Feira do Livro Espírita volta a ser promovida em Parauapebas

O evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11) na Praça dos Esportes Radicais. Dia 24, o 19º Conselho Regional Espírita também realizará palestra aberta ao público sobre depressão sob a visão espírita

Zé Dudu

A Praça dos Esportes Radicais, em Parauapebas, será palco nos próximos dias da Feira de Livros Espíritas, promovida pelo 19º Conselho Regional Espírita (CRE). O evento acontece nesta sexta-feira (10) e sábado (11), das 16h às 22h, com a oferta de aproximadamente 300 títulos de obras doutrinárias e psicografadas pelos grandes expoentes do Espiritismo. Entre eles, Francisco Cândido Xavier, autor de mais de 450 livros psicografados, e Divaldo Franco, fundador da Mansão do Caminho, em Salvador (BA), que diariamente atende uma média de 6 mil pessoas e abriga cerca de 3 mil.

Conforme ressalta o presidente do 19º CRE, Seno Petri, a feira é realizada não apenas para vender livros, mas para divulgar o Espiritismo e prestar informações e esclarecimentos sobre a doutrina que surgiu na França em 1857, a partir da codificação das mensagens transmitidas por espíritos e que foram codificadas pelo pedagogo Allan Kardec.

Realizada anualmente, a feira foi suspensa durante a pandemia da covid-19, sendo retomada em 2022. Entre suas propostas está a desmistificação do Espiritismo, que tem crescido no mundo todo, principalmente no Brasil, mas que ainda é confundido com o candomblé, umbanda e outras religiões e movimentos espiritualistas.

“Não pode se confundir isso aí. O Espiritismo é aquele codificado por Allan Kardec”, frisa Seno Petri, para ainda esclarecer: “Allan Kardec não foi o criador do Espiritismo. Ele codificou, recebeu as informações da espiritualidade superior e condensou-as em cinco obras”.

Os livros aos quais se refere são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Eles formam o chamado pentateuco espírita, base da doutrina e que precisam ser lidos por aqueles que desejam seguir tais ensinamentos alicerçados na religião, ciência e na filosofia.  

Parauapebas conta hoje com três centros espíritas: Aprendizes do Evangelho, na rua G do bairro União; Deus, Cristo e Caridade, na rua A-24, no Cidade Jardim; e Comunhão Espírita Carajás. Todos são abertos não apenas para os espíritas, mas para quem procura conhecimento e atendimento espiritual, independentemente de crença ou religião.

Depressão na visão espírita

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que hoje, mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão por todo o mundo. O índice foi potencializado durante a pandemia, quando foi registrado um aumento de 25%. Nem mesmo as crianças escapam da doença, apontada como o “mal do século”.

Entre os espíritas, o assunto tem sido tema de muitas palestras. Uma delas está programada para Parauapebas, no dia 24 deste mês, sendo aberta ao público. Ela acontece das 19h30 às 22h, no Instituto Federal do Pará (IFPA), com o expositor Edinaldo Calixto, da Federação Espírita Paraense (FEP).

“É uma palestra muito importante, um tema muito atual, e é necessário esclarecimento sobre a depressão na visão espírita. Sabemos que a depressão é hoje um mal que aflige grande parte da humanidade e que é tratada como doença, mas sabemos que vai além do material, do corpo físico,” conclui Seno Petri. 

Serviço: 

  • Feira do Livro Espírita de Parauapebas
    Data: 10 e 11 de novembro
    Horário: Das 16h às 22h
    Local: Praça dos Esportes Radicais
  • Palestra para a comunidade “Depressão na Visão Espírita”
    Aberta ao público
    Data: 24 de novembro
    Horário: Das 19h30 às 22h
    Local: IFPA Parauapebas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90