Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/06/2023 às 12h03min - Atualizada em 15/06/2023 às 12h03min

Redenção: PF desmobiliza garimpos ilegais na TI Kayapó

PF
Foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas (conhecidas na região como “PC”), sete motores estacionários, uma caminhonete, seis mil litros de diesel, três motocicletas e cinco estruturas de apoio. O Prejuízo aos infratores ultrapassa R$ 3,5 milhões
Redenção/PA. A Polícia Federal fechou seis garimpos ilegais na Terra Indígena Kayapó, nesta segunda-feira (12/6). A operação, de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios, teve participação do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (CAOP) da Polícia Federal.

Duas equipes realizaram diligências em áreas de garimpo dentro da Terra Indígena e inutilizaram máquinas, motores e estruturas de apoio. Foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas (conhecidas na região como “PC”), sete motores estacionários, uma caminhonete, seis mil litros de diesel, três motocicletas e cinco estruturas de apoio. O prejuízo aos infratores supera R$ 3,5 milhões.

A operação faz parte das ações de combate aos crimes nas terras indígenas em cumprimento à decisão do STF na ADPF 709/2020, uma ação que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) propôs, em agosto de 2020, pedindo medidas de proteção às comunidades indígenas, para conter o avanço do crime nos territórios indígenas.

No domingo (11/06), a Polícia Federal fez incursão na Terra Indígena Apyterewa, em conjunto com o Ministério Público Federal, Funai e Ibama, para atestar a inatividade dos garimpos e colher elementos para subsidiar ações de combate à grilagem de terras e desmatamento na região.

A inatividade dos garimpos na terra indígena havia sido verificada previamente por imagens de satélite e foi comprovada no sobrevoo realizado no último domingo.

Diversas operações realizadas pela Polícia Federal ao longo dos anos conseguiram, aos poucos, desestimular a atuação dos infratores, cujas atividades ilícitas resultaram em um enorme impacto ambiental para a terra indígena e seus ocupantes.

As ações de monitoramento e combate à focos de garimpo continuarão por parte da Polícia Federal e demais órgãos de fiscalização.

 

Fonte: PF


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90