Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/12/2022 às 11h42min - Atualizada em 11/12/2022 às 11h42min

Decoração natalina vira importante ramo de negócios

A pandemia de covid-19 fez com que muitas famílias procurassem investir em ambientes mais festivos para casa nesse período e arquitetas trabalham especificamente para deixar o Natal mais colorido e inesquecível

dol

A árvore de Natal é um dos símbolos mais importantes da decoração natalina. Seja grande ou pequena, nas cores tradicionais ou totalmente colorida, ela não pode faltar durante as confraternizações do último mês do ano. Apostar em uma boa decoração pode trazer elegância, sofisticação, alegria e, acima de tudo, um ambiente aconchegante para receber clientes e familiares. Por isso, o mercado de decorações natalinas tem expandido como forma de tornar mais viva as tradições, costumes e crenças que fazem parte da data festiva.

Após uma vasta experiência no mercado de eventos, a arquiteta Anna Lídia Borges e a cerimonialista Jeanne Matni decidiram seguir por um nicho pouco explorado até então. Em 2004, elas iniciaram no ofício de decoração natalina. A ideia partiu da conversa com uma cliente que, na ocasião, admitiu não ter habilidade de enfeitar a casa para o Natal. Percebendo a necessidade no mercado da capital, as decoradoras decidiram, então, investir nesse tipo de serviço que logo expandiu e virou um sucesso.

Quer empreender? Então o agronegócio precisa de você!

No início, por conta da tradição familiar de adornar a residência, poucos clientes as procuravam para o serviço. Com o tempo, porém, a demanda aumentou e hoje registra a média de 27 clientes, entre empresas e domicílios, durante o período festivo. Atualmente, o trabalho de decoração começa logo no início do segundo semestre, especificamente em setembro, com o preparo das casas e empresas para o Círio de Nazaré. Após a festividade nazarena, a procura se estende aos dois meses seguintes com os preparativos para o Natal.

Nessa época do ano, as guirlandas, arranjos e árvores ganham um toque especial pensado especificamente na identidade de cada cliente, sem perder, claro, a assinatura do trabalho desempenhado por elas. Com o verde sempre aparente, as decoradoras planejam cores, enfeites e tendências que fazem diferença no visual de qualquer lugar. “Sempre colocamos na guirlanda um item do que tem na árvore porque é onde tem que vir a identidade. É aí que tu já sabes se a decoração vai ser uma coisa clássica, puxado para o infantil ou para o lado da elegância”, explicou Anna Lídia.

Responsáveis pela inovação, as tendências sempre acompanham o planejamento. Definida em um evento realizada no Panamá, as plumas são a aposta para este ano, além da consolidação do uso de cores não tradicionais, como o rose e o azul Tifanny. “Antigamente, o Natal era verde, dourado e vermelho. Essas novas cores vieram pegando força. Esse ano já entrou uma tendência mais rústica com os esquilos, corujas e tudo isso no tom rose. Além disso, tem as plumas, do capim dos pampas artificial, que dão um ar de sofisticação. Uma outra tendência é a árvore de Natal toda preta, o que deixa o ambiente super diferente, traz elegância, principalmente para lojas”, destacou a decoradora.

Venezuelanos participam de encontro cultural em Belém

Para as decoradoras, apesar de simples, o toque diferenciado na decoração é o que contribui para o sentimento do espírito natalino entre o ambiente familiar. “Acho que o Natal tem a sua magia. No ano de 2020, nós trabalhamos muito porque muita gente investiu porque queria alegria para dentro das casas. Eu acho maravilhoso contribuir para aflorar o espírito natalino. Eu gosto dessa audácia de fazer a decoração de cada árvore da forma que o cliente quer. Tem uma relação de afeto, em toda casa é uma alegria muito grande. O Natal para mim não é só dia 24 e 25, mas desde outubro porque a gente confraterniza em toda casa de

cliente”, disse a arquiteta.

O clima de Natal em casa era justamente o que Suélly Resende, 26, procurava ao contratar as decoradoras pela primeira vez. Mãe de uma menina de 6 anos, ela investiu nos adereços com intuito de apresentar para a filha os ensinamentos que a data carrega. “Eu tenho gravado em mim dos meus pais que o Natal é uma época de solidariedade, de união da família, de amor e eu tento criar as mesmas boas memórias afetivas na minha filha de seis anos. Todo ano eu faço questão de decorar a casa, deixar o nosso lar com um ar natalino para que ela lembre que é um tempo de celebrar Jesus e de reunir a família”, contou a agropecuarista.

Para construir esse vínculo, a decoração combinou detalhes comprados para este fim com alguns brinquedos da própria menina. “Esse ano, quando ela chegou da escola e viu que estava tudo pronto ela amou. Principalmente porque as Minnies que estão na guirlanda são empréstimo dos brinquedos dela, assim como o Mickey que está na árvore. Ela acha super legal, ela adora, pede para ligar as luzes da árvore para ficar observando”, relatou Suélly.

Com a casa organizada, é possível deixar as tradições, costumes e crenças muito mais próximas do ambiente familiar. “Eu acho que deixar a casa com cara de lar, traz aconchego. Eu gosto de casa decorada justamente para que ela remeta ao lar, crie raízes. Eu adoro o clima de Natal. Quando eu vejo uma decoração, eu paro para pensar sobre o real significado. Paro para pensar também sobre quem não tem as mesmas possibilidades que nós temos. Eu sempre faço questão de presentear os nossos colaboradores e tornar uma data boa para ajudar as pessoas”, finalizou agropecuarista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90