Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/07/2021 às 17h05min - Atualizada em 07/07/2021 às 17h05min

Cultivo de mandioca será tema de curso para técnicos da extensão rural

Embrapa

Acontece nos dias 14 e 15 de julho o curso on-line  “Cultivo de Mandioca no Amazonas” , direcionado a técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de instituições técnicas públicas e da iniciativa privada. A capacitação faz parte da programação de cursos do Termo de Cooperação entre a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). As inscrições podem ser feitas até o dia 11/7 (clique aqui). 

O curso faz parte de uma série de capacitações em ambiente virtual que serão oferecidas pela Embrapa Amazônia Ocidental e direcionadas aos profissionais que atuam na extensão e assistência técnica. O Termo de Cooperação envolve também outras ações coordenadas pelas chefias-adjuntas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental. 

As ações de capacitação estão sob a coordenação do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (Sipt) da Embrapa Amazônia Ocidental. O desenvolvimento dessas capacitações visa atender interesse em temas identificados junto ao Idam com base em demandas dos agricultores. Alguns cursos atendem também a técnicos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), além de técnicos das secretarias de agricultura dos municípios, tendo como foco conhecimentos e soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa.

O curso "Cultivo de Mandioca no Amazonas”, também faz parte dos Projetos “Estratégias diferenciadas de manejo e conservação do solo para o cultivo de mandioca na Amazônia” e Tecnologias para agregação de valor e produção sustentável de mandioca por produtores familiares na Amazônia (Mandiotec), que compõem o Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A mandioca é um dos alimentos mais consumidos no mundo, principalmente em regiões tropicais, onde o cultivo ocorre de forma mais intensa, exercendo assim importante papel no cenário agrícola nacional e internacional, tanto como fonte de energia para a alimentação humana e animal quanto na geração de emprego e renda. No estado do Amazonas, destaca-se por sua rusticidade e grande capacidade de adaptação a condições desfavoráveis de clima e solo, sendo cultivada tanto em solos de várzea como de terra firme.

O estado tem na mandioca o seu principal produto agrícola, entretanto, em decorrência de fatores que interferem na cadeia produtiva, a exemplo do baixo nível tecnológico aplicado ao sistema de produção em uso, tem sua produção e produtividade prejudicadas, comprometendo o atendimento à população na oferta de seu principal produto, a farinha, resultando em evasão de recursos financeiros pela importação da farinha necessária ao autoabastecimento.

Tais fatos conduzem a uma reflexão acerca das constantes transformações que vêm ocorrendo na cadeia produtiva da mandioca, bem como da necessidade de adequar-se a esses novos conceitos, a fim de garantir o abastecimento interno sem a necessidade de aumento das importações.

Programação

O curso será ministrado de forma virtual no horário das 14h às 16h (hora local de Manaus) pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental: João Ferdinando Barreto, Inocêncio Júnior de Oliveira e Ana Maria Santa Rosa Pamplona.

No dia 14/7 (quarta-feira) serão abordadas informações gerais sobre a mandioca no Amazonas e as condições edafoclimáticas (clima e solo), a escolha de cultivares para várzea e terra firme e a seleção, preparo e formas de conservação de manivas-sementes.

No dia 15/7 (quinta-feira) a programação terá informações sobre a época de plantio, preparo de área e manejo, calagem e adubações, pragas e doenças, colheita, pós-colheita e o  beneficiamento. 

 

Maria José Tupinambá Lira (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: 9233037898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mandioca,  curso,  fundo-amazonia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90