10/09/2017 às 15h09min - Atualizada em 10/09/2017 às 15h09min

3ª edição do Jantar do Círio acontece em Canaã dos Carajás

Com pratos típicos da região norte, evento reúne fieis e sociedade em uma noite de confraternização

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Aconteceu na noite deste sábado (9) a 3ª edição do já tradicional Jantar do Círio. O ato faz parte do calendário de eventos que antecedem o Círio de Nazaré em Canaã dos Carajás. Centenas de pessoas se reuniram no Espaço São Pedro e Paulo para uma agradável noite com boa música, boa comida e um bom papo com os amigos. O jantar, que tem como objetivo arrecadar fundos para a realização do Círio, contou com diversos pratos da culinária paraense, entre estes, o vatapá e o pato no tucupi, que agradaram ao paladar de quem compareceu à festa.




 
O senhor Renildo Amoras esteve presente no jantar com toda a sua família. Como bom paraense que é, Renildo falou um pouco sobre a tradição: “O Círio de Nazaré é um momento único no estado do Pará e especial para nós paraenses. Aqui nós estamos alimentando nossa religião, nosso amor, nossa fé em Nossa Senhora de Nazaré. Para nós, é fundamental poder socializar e mostrar para a população a importância disso tudo.”


 
Padre Peterson também compareceu ao jantar e falou sobre o evento: “Esse é o terceiro Círio que realizamos e também o terceiro jantar. O Círio é um evento religioso católico, mas também cultural paraense. Lembro-me de quando ainda era teólogo, em Belém, e a UFPA fez uma pesquisa sobre o que não podia faltar no Círio, entre as principais coisas, estavam o jantar, o pato no tucupi. Faz parte do conjunto de elementos culturais em torno da procissão, que trouxemos aqui para Canaã.”


 
O líder também falou sobre os próximos eventos na agenda do Círio: “Teremos agora, dia 12, o encerramento das peregrinações dos 15 dias e o novenário na igreja matriz. No próximo final de semana teremos a Rodorromaria nas comunidades urbanas” explicou.




 


O jantar teve início por volta das 20 horas e se estendeu até as 23. Além do cardápio da culinária paraense, filé ao molho madeira, arroz branco, saladas e sobremesas também foram servidos ao público presente. Algumas personalidades locais estiveram presentes no evento, entre elas, os jornalistas Carlos Magno e Beto Rodrigues. O Círio de Nazaré acontecerá no próximo dia 24 e terá cobertura total do Jornal In Foco.


                                              

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »