23/04/2018 às 09h46min - Atualizada em 23/04/2018 às 09h46min

Fiéis celebram Dia de São Jorge na tradicional alvorada dedicada ao santo

Multidão lotou as ruas de Quintino na Zona Norte do Rio nesta segunda-feira (23). A 1ª missa em homenagem ao santo aconteceu às 3h30, já lotada.

Cristina Boecke - G1, Rio de Janeiro
g1.globo.com
Santo reúne devotos no Rio (Foto: Cristina Boeckel/G1)
As ruas de Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ficaram pequenas para uma multidão de fiéis que fizeram questão de comparecer à Paróquia de São Jorge para pedir graças e celebrar bençãos alcançadas em nome do santo guerreiro. A primeira missa em homenagem ao santo aconteceu às 3h30, já lotada. A data faz parte do calendário oficial do Rio de Janeiro e é feriado regulamentado desde 2008.
 
O ponto alto das celebrações na madrugada foi a missa da alvorada, às 5h, que contou com uma tradicional queima de fogos. Mas na programação da paróquia ainda há a celebração de outras missas a cada hora. A que acontecerá às 10h será celebrada pelo cardeal Dom Orani Tempesta.
 
Às 15h ocorrerá a oração do terço e às 16h uma procissão pelas ruas de Quintino. A última missa acontecerá às 18h.
 
Thiago Malheiros compareceu à festa com a imagem de São Jorge nos ombros. Vindo da Praça Seca, ele está nas ruas de Quintino para celebrar o santo desde o começo da madrugada. "Venho sempre agradecer saúde e paz da minha família", explicou.
 
A festa por São Jorge se espalha também em outras igrejas na cidade do Rio. A Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, também realizou sua alvorada às 5h. Ocorrerão missas campais na Avenida Presidente Vargas, às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. No interior da igreja haverá missa solene presidida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, às 18h, e a missa de encerramento, às 20h.
 
 
A Capela São Jorge, no Largo do Bodegão, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na Zona Oeste, conta com missas às 6h, 8h, 10h e 18h. O Cardeal Dom Orani João Tempesta presidirá a missa das 14h. Haverá feijoada do padroeiro, às 12h. Uma procissão pelas ruas do bairro acontecerá às 18h.
 
A Capela São Jorge, em Jardim Clarice, que pertence à Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, contará com uma procissão saindo da paróquia em direção à capela, às 8h30. Terá missa, às 10h, seguida de almoço festivo.
 
A Paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes, realizará missa campal em honra a São Jorge, na quadra de esportes que fica no início da Rua Oito W com Rua Teotônio Vilela, no dia 23 de abril, às 9h.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »