Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/02/2024 às 13h10min - Atualizada em 02/02/2024 às 12h19min

Cuidado! Seu namorado virtual pode não existir, golpistas se aproveitam de aplicam golpes pelo mundo a fora e também aqui no Brasil

Eles estão na Síria, Afeganistão e Ucrânia, são soldados que entram em contato com mulheres com promessa de casamento, mas a realidade é bem diferente. Entenda como acontece e proteja-se.

Redação - jornalinfoco.com
Revista Sociedade Militar
Em um mundo cada vez mais digital, onde as conversas deixaram de ser olho no olho e passaram a se dar na tela do celular ou do computador e as relações deixaram de ser presenciais e se tornaram virtuais, abriu-se uma janela para encontros amorosos online.
A pandemia da COVID-19 deixou milhares de pessoas pelo mundo reclusas em suas casas e o mundo virtual e os aplicativos de encontro eram o que fazia a quarentena ser menos penosa. E nesse ambiente “seguro” (entre muitas aspas) é que se dão os crimes virtuais, os agora famosos “scammers” entram em contato com homens e mulheres que estão à procura de um namoro ou simplesmente conhecer alguém legal pela internet, afinal quem não conhece alguém que conheceu seu namorado ou parceiro pela rede?!

Recentemente, houve um aumento alarmante no número de pessoas enganadas por falsos militares, também conhecidos como “scammers”. Esses golpistas criam perfis falsos em redes sociais e sites de namoro, geralmente se passando por militares americanos em serviço no exterior e na Ucrânia, para enganar e extorquir dinheiro de vítimas inocentes.E na delegacia de Crimes Virtuais aqui no Brasil o número de mulheres que foram enganadas por seus “falsos amores” é assustador! A abordagem se dá pelo Instagram e Facebook e o perfil da vítima são homens e mulheres que estão há muito tempo sem se relacionar ou recém divorciados, pessoas que estão abertas para conversas online.

Eles se apresentam como soldados americanos ou ucranianos, dizem estar a procura de uma “relacionamento sério” e a conversa começa – “Meu nome é Richard Lars e estou no Afeganistão em missão de paz, sou viúvo, pai de um menino e quero estar com você aí no Brasil, para juntos começarmos uma vida nova, pois foi Deus que te colocou na minha vida. Desde a morte da minha falecida esposa eu nunca mais tinha sentido algo tão forte” e por aí vai o lindo sonho de amor e que em alguma hora vai virar um pesadelo.

Um exemplo notável é o caso de uma britânica, que perdeu cerca de R$ 36 mil ao cair em um golpe de um namorado falso na internet. Ela acreditava estar se relacionando virtualmente com um soldado das Forças Armadas dos EUA, que estaria no Afeganistão. O golpista usava fotos roubadas do Instagram de um soldado americano chamado Jonathan Ramos. A vítima, Julie Price, uma mãe solo de duas crianças, acabou vendendo o carro, a TV e as joias herdadas de sua avó para ajudar o falso soldado por quem estava apaixonada.
 
No Brasil, a situação não é diferente. Muitas mulheres relataram experiências semelhantes, onde foram enganadas por supostos militares.
Maria, uma figura pública que preferiu não revelar sua identidade, compartilhou sua experiência com um golpista que se passava por Berti Ivnati Werner, alegando estar passando fome na Ucrânia e pedindo dinheiro.
 
Outra vítima, Paula, relatou estar em contato com um suposto soldado americano chamado Michael NJBull. Ele tinha uma história semelhante à de outros golpistas: alegava ser viúvo e tinha um filho. Ele até enviou fotos e documentos para provar sua identidade. Veja o relato a seguir:
 
“Boa noite, meninas. Tenham cuidado com um tal de Jack Smith. Ele é muito gentil e carinhoso. Tive uma longa conversa com ele por alguns dias. Ele diz que é viúvo e tem um filho de 14 anos chamado Henry. Ele não me pediu dinheiro, diz que vem para o Brasil para ficar comigo, prometendo casamento…”
 
O soldado veterano Doug Heckman de 65 anos, natural da Pensilvânia teve suas fotos roubadas e desde o ano de 2017, os golpistas tem usado suas fotos para dar credibilidade as suas histórias, ele até criou um canal no Youtube onde ele explica as vítimas que suas foram roubadas e um link para denuncias para que as vítimas possam denunciar sempre que identificarem as suas fotos.
 
Como se proteger:
Para evitar cair nesses golpes, é importante nunca enviar dinheiro para alguém que você conheceu apenas online, independentemente de quão convincente seja a história. Além disso, é aconselhável fazer uma pesquisa online das imagens e informações fornecidas pelo suposto militar. Muitas vezes, os golpistas usam fotos e identidades roubadas, que podem ser rastreadas até a fonte original.
Se você suspeitar que está sendo alvo de um golpe, é importante relatar a situação às autoridades locais e à plataforma onde conheceu a pessoa.
 

A Importância de Compartilhar Histórias:
Compartilhar histórias como as mencionadas acima é crucial para aumentar a conscientização sobre esses crimes. Cada história compartilhada é uma oportunidade para educar outras pessoas sobre os sinais de alerta e evitar que mais vítimas caiam nesses golpes. Ao compartilhar suas histórias, essas mulheres estão ajudando a lançar luz sobre uma questão importante e a proteger outras pessoas de serem vítimas. Estes tipos de golpes são uma ameaça real e crescente no mundo digital de hoje. É essencial estar ciente dos sinais de alerta e tomar medidas para se proteger. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90