Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/01/2018 às 15h37min - Atualizada em 10/01/2018 às 15h37min

Folia de Reis atrai multidão de fiéis em Canaã

Tradicional festa religiosa cristã reuniu milhares de pessoas na edição de 2018. Festa simboliza a busca dos três reis magos pelo menino Jesus

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Reprodução
A Folia de Reis é uma das mais tradicionais festas religiosas realizadas em Canaã dos Carajás. Todos os anos os fiéis saem às ruas em comemoração. A festividade, também considerada folclórica, tem o objetivo de relembrar a histórica busca dos três reis magos pelo menino Jesus. De acordo com a Bíblia, os reis seguiram a Estrela do Oriente e a busca, segundo contam as tradições, teria tido fim no dia 06 de janeiro. Ao encontrarem o Messias recém-nascido, os três reis magos entregaram os famosos presentes: ouro, incenso e mirra.
 
A data é comemorada desde o século 8 e teve origem em países europeus, como Portugal e Espanha. Em Canaã, a festa já acontece há mais de 30 anos e teve o seu início no ano de 1986. Entre os dias 01 e 06 de janeiro, verdadeiras multidões vão às ruas na simbólica busca pelo Messias. Em 2018, cerca de 4500 pessoas participaram da cerimônia de encerramento. A comunidade católica local compareceu em peso na atual edição.


 
Ronaldo Araújo, coordenador da Folia em Canaã, falou sobre o acontecido. De acordo com ele, essa cultura tem crescido bastante em todo o município: “Eu era muito criança e já acompanhava essa tradição. Há três anos assumi a gerência da festa e o trabalho tem sido feito voltado à essa cultura e devoção católica. Essa comemoração acontece dentro do ciclo natalino, entre 24 de dezembro e o dia 06 de janeiro. A Folia faz, durante cinco dias, uma peregrinação na área urbana e rural do município para encontrar esse altar onde está o menino Jesus. Quando os foliões encontram esse lugar, cantam em homenagem ao rei dos reis. De três anos para cá, as pessoas têm participado mais e temos tentado inserir ainda mais os jovens nessa tradição. A partir disso, temos recebido um público muito grande.”


Ronaldo Araújo, coordenador da Folia de Reis
 
O coordenador também destacou o caráter pacífico da festa: “Foi tudo muito lindo e a festa foi muito bem organizada. Não tivemos nenhuma confusão e foi, de fato, uma festa religiosa. Várias pessoas de outros municípios, como Xinguara, Vila Cruzeiro do Sul, Palestina, Água Azul do Norte, Palmas e outras cidades do Tocantins, também participaram. Para o ano que vem, várias pessoas de outros municípios já confirmaram a participação.”


 
Por fim, Ronaldo concluiu agradecendo a todos os participantes da última edição da festa: “É muito gratificante para nós, enquanto organização, ver que as coisas deram certo. Apesar do volume grande de pessoas, não nos faltou nada. A festa teve início na casa do nosso amigo Jurandir José, secretário de desenvolvimento econômico, e teve fim na fazenda do senhor Alemão na VS-52. A peregrinação percorreu 60% do município e queremos números ainda melhores no ano que vem. Acredito que quem participou gostou bastante.”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90