Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/12/2020 às 10h54min - Atualizada em 10/12/2020 às 10h54min

Smartcities: UFPA realiza levantamento de demanda para cursos em Canaã dos Carajás

- Jornal In Foco
Informações: Prefeitura de Canaã dos Carajás

Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu consulta para levantamento de demanda de cursos que poderão ser trazidos a Canaã dos Carajás por meio do projeto de implantação de smartcities, em que Canaã é uma cidade piloto. Clique aqui para participar do levantamento.

O projeto Implementação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o Município de Canaã dos Carajás prevê a implantação de uma estrutura de cidade inteligente, envolvendo Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias.

Por meio do projeto será possível, por exemplo, monitorar possíveis focos de dengue, zika, chikungunya e leishmaniose, a partir de imagens de drone, ou, por meio de sensores e câmeras, detectar aglomerações de pessoas em meio à pandemia. O projeto prevê também, além do desenvolvimento da infraestrutura inteligente para a cidade, a oferta de cursos que possibilitem que pessoas da região possam criar aplicativos e soluções para diversas áreas que melhorem o dia a dia da cidade, como turismo, meio ambiente, educação e segurança pública.

PRÉ-INSCRIÇÃO

Essa oferta, que é promovida pela UFPA, começa com os seguintes 3 cursos: Introdução à programação em linguagem Python, Programação para Android, e Inteligência Artificial.

Python é uma linguagem de programação de alto nível e, ao mesmo tempo, fácil e muito popular. A partir dela, é possível escrever instruções e comandos a máquinas e dispositivos com uma lógica bem próxima da que as pessoas usam pra se comunicar. Essa tecnologia está presente nos códigos do Instagram, Netflix, Spotify, Facebook, Google e muitos outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90