Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/12/2020 às 13h50min - Atualizada em 01/12/2020 às 13h50min

Campanhas de vacinação contra sarampo e pólio são prorrogadas até 20 de dezembro

- Jornal In Foco

A Prefeitura de Canaã dos Carajás informa que as Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo foram prorrogadas até o dia 20 de dezembro para ampliar as coberturas vacinais que continuam baixas. A prorrogação foi determinada pela Secretaria Estadual de Saúde(Sespa).

A prefeitura de Canaã também informa que abriu vacinação contra a Influenza para o público em geral, que seguirá enquanto durarem as doses.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomelite é voltada para crianças de um ano a menores de cinco anos. Já a vacinação do sarampo é voltada para adultos de 20 até 49 anos que não tem comprovante de vacinação.

Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde, até o momento, 322.308 crianças foram vacinadas contra a poliomielite no Pará, representando 54,11% da meta que é de 95% de um total de 595.688.

A baixa procura pela vacina é atribuída, em parte, à pandemia da Covid-19, já que muitos pais e responsáveis temem levar as crianças aos postos de vacinação.

Sinais e sintomas

É importante ressaltar que a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções de pessoas doentes. Nos casos graves, pode causar paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores, por isso também é conhecida como paralisia infantil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença permanece endêmica em três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão), não havendo nenhum caso confirmado nas Américas.

Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990, daí a importância de pais ou responsáveis continuarem vacinando as crianças, pois é a única forma de prevenção.

Sarampo

No que se refere à Campanha de Vacinação contra o Sarampo voltada às pessoas de 20 a 49 anos de idade, a cobertura também permanece baixa, com um total de 877.125 pessoas vacinadas de uma meta de 3.485.894, correspondendo a uma taxa de 25,16%. Por isso a campanha de vacinação também continua no Pará até o dia 20 de dezembro.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas doentes. Os principais sinais e sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A pessoa deve procurar um serviço de saúde logo que apresentar os primeiros sinais da doença. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral, e a única forma de prevenção é a vacina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90