Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/07/2017 às 15h59min - Atualizada em 17/07/2017 às 15h59min

Contagem regressiva para o Círio 2017 em Canaã

Ana Paula Oliveira e Ricardo Mesquita - Jornal In Foco
Na noite do dia 16, foi realizado uma linda missa na igreja Matriz de São Pedro e São Paulo, Celebrada pelo Padre Dalvan, para apresentar o cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2017, que tem como tema Maria, Estrela da Evangelização. A apresentação emocionou os fiéis que se fizeram presentes, todos receberam das mãos dos Guardas de Nossa Senhora o seu cartaz do Círio 2017, que será realizado no dia 27 de setembro.


O cartaz do Círio dá especial destaque à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a qual domina a arte do cartaz, num claro intuito de enfatizar o tema do Círio desse ano: Maria, Estrela da Evangelização. O papa Paulo VI tornou ainda mais conhecido esse atributo de Nossa Senhora quando num determinado documento do Magistério da Igreja aclamou Nossa Senhora de ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO. O sentido desse atributo mariano está em dizer que Maria acompanhou com suas orações no alvorecer da igreja, no dia de Pentecostes, a impetração do derramamento do Espírito que marcou a difusão da igreja na qual subsiste o Reino de Deus. Será um marco de Nossa Senhora a característica de estar presente na missão da igreja em todos os tempos. A missão de Nossa Senhora como evangelizadora de destaque se evidência na liturgia, nas orações, festas marianas e nos santuários dedicados a Ela. A missão dela não terminou, mas ela se faz presente entre seus filhos de um jeito sobrenatural. 


No fundo do cartaz há a imagem mais antiga da Virgem Maria encontrada no cemitério de Priscila, na via Salaria, em Roma, que data de princípios do III que retrata um profeta apontando para uma estrela sobre Maria Virgem que segura no colo o menino Deus como uma clara referência à profecia de Balão que se referia ao Messias que despontaria da casa de Jacó. O Messias virá ao mundo nascendo de Nossa Senhora que deu ao mundo o Salvador. 


Destaca-se também no cartaz um clarão por trás de Nossa Senhora que preserva sobre Ela a ideia de ser a Estrela que refulge. Não com brilho próprio, mas como reflexo da Glória de seu Filho. Ela é luz que traz ao povo de Canaã e do mundo inteiro, sinal de esperança. 


Algumas pessoas falaram à reportagem do Jornal In Foco que estão ansiosas para a chegada do 3º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 
 
Em Belém, o Círio:
Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
O domingo do Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30. Ao término da missa, às 6h30, é iniciada a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, em um percurso de 3,6 quilômetros. Em 2004, o trajeto foi cumprido em 9 horas e 15 minutos, sendo registrado como o Círio mais longo de toda a história.
A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.
Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena imagem tão singela e do hino “Vós sois o Lírio Mimoso”, canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz.
Fonte: http://www.ciriodenazare.com.br/portal/historia.php.
O Círio de Nossa Senhora em Canaã dos Carajás, desde 2015, quando teve início, recebeu muitos fiéis de outras regiões e cidades, que veem com toda fé participar da peregrinação de Nossa Senhora, como dizem “A nossa Mãezinha, Nossa Senhora como mãe, intercede à Deus por nós, dá-nos o livramento, ensina-nos à ser santos, e ser imagem e semelhança, nos abençoa mesmo quando não merecemos.”
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90