Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/06/2017 às 13h23min - Atualizada em 27/06/2017 às 13h23min

Jovens protagonistas fazem caminhada e apresentações culturais em Canaã

Ana Paula Oliveira - Jornal In Foco
Nesta tarde de segunda-feira, 26, os jovens participantes do programa Jovens Protagonistas realizaram uma caminhada, que se iniciou no bosque Gonzaguinha com direção à Praça da Bíblia na Avenida Weyne Cavalcante, onde foram realizadas apresentações culturais. O programa Jovens Protagonistas foi lançado em março e é coordenado pela Fundação Vale, com apoio da Prefeitura de Canaã dos Carajás, das empresas Vale e Komatsu, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Agência Canaã.
 
A proposta do projeto foi sensibilizar coordenadores pedagógicos do município de Canaã e alguns voluntários para que compreendessem a importância do adolescente, que eles trabalham e, de fato, colocar o jovem à frente, falando, pensando e mostrando que ele é um cidadão, que pode e tem realmente todos os direitos. Kiki, uma das criadoras do projeto diz: "Acho que nós conseguimos, de alguma maneira, e o dever de casa deles foi esse, fazer essa mobilização em algum lugar mostrando a importância desse adolescente."
Ela conta também que "a seleção de alunos para participarem da mobilização foi feita através dos coordenadores pedagógicos, que tinham a missão de escolher de 20 a 30 alunos de cada escola, isso depois de realizar algumas atividades e contaram também com a presença de alguns jovens skatistas.”
 
Na chegada à Praça, os jovens tiveram o momento do lanche, de descontração com jogos, incluindo um jogo de Xadrez humano, até a hora das apresentações. Falaram sobre racismo, direitos, bullying, sexualidade, sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e tudo aquilo que tem a ver com eles e como ser um cidadão. 
 
A empresa Komatsu compareceu para esclarecer dúvidas, dos jovens e até mesmo de alguns adultos que ali passavam. Na adolescência, a mente dos jovens é confusa e toda orientação e apoio é fundamental para um bom perfil profissional e pessoal. 
 
A doutora Ana Carolina, psicóloga da Komatsu, elaborou pequenas cartilhas, na qual ela orienta e apresenta dicas incríveis para escolher uma profissão. Tais como: "Saiba quem você é; Pesquise sobre as profissões; Faça uma lista de prós e contras da profissão; Pense na sua situação financeira; Conheça o mercado de trabalho; e Ser Feliz. Enfatizando também os dez mandamentos do bom currículo e dicas de entrevistas. 
 
O evento ainda contou com a participação do prefeito Jeová Andrade que prestigiou as apresentações realizadas.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90