Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/04/2024 às 11h38min - Atualizada em 03/04/2024 às 11h38min

PRF apreende 11 kg de agrotóxicos ilegais em Marabá

NNC

O produto apresentava rótulo em espanhol e não possuía registros nos órgãos competentes, tais como o MAPA, IBAMA e a Anvisa

Marabá/PA - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 11 kg de agrotóxicos ilegais, durante fiscalização no quilômetro 126 da BR-230, no município de Marabá, no sudeste do Pará.

Por volta das 16h30 desta terça-feira (2/4), uma equipe da PRF abordou uma caminhonete Ford e durante os procedimentos de fiscalização foi encontrada uma caixa na carroceria do veículo.

Ao examinar o conteúdo da caixa, os policiais descobriram 44 pacotes de herbicidas, cada um pesando 250 g. Despertou a atenção dos policiais o fato de que os produtos estavam rotulados em espanhol e não possuíam registros nos órgãos competentes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o IBAMA e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o condutor do veículo não apresentou o receituário agronômico nem a nota fiscal da carga.

A PF ressalta que alguns agrotóxicos são proibidos no Brasil devido aos graves riscos que representam para a saúde humana. Tais substâncias podem ser responsáveis por uma série de problemas, incluindo câncer, distúrbios neurológicos, má formação fetal e desregulação endócrina.

O condutor do veículo foi preso e encaminhado juntamente com a carga apreendida para a Delegacia de PF de Marabá, onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis.

A PRF destaca que a ação reforça o compromisso da corporação em combater o transporte e a comercialização ilegal de agrotóxicos, visando proteger a saúde pública e o meio ambiente.

 

Fonte: PRF


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90