Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/02/2024 às 13h44min - Atualizada em 16/02/2024 às 13h44min

Canaã dos Carajás: Emater promoveu Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais

A principal temática abordada foi a cultura do cacau. O evento teve o apoio da prefeitura e do IdeflorBio

Zé Dudu

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio do Escritório Local de Canaã dos Carajás, promoveu um Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs), no dia 8 de fevereiro, na Agrovila Nova Jerusalém, na propriedade do agricultor Ademar, em Canaã dos Carajás. E, em pleno clima de carnaval, o que seria uma simples capacitação para os técnicos da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, se transformou em um excelente Dia de Campo, com a participação de mais de 70 pessoas, inclusive com a adesão de vários agricultores e alunos do curso de agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A inciativa teve a parceria da Prefeitura de Canaã, por intermédio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IdeflorBio),

A temática abordada foram os SAFs, tendo como cultura principal o cacau: sementes, cultivo, manejo, colheita e comercialização. Teve como instrutora a gerente do IdeflorBio de Tucuruí, Keylah Borges, com a articulação do gerente do Escritório Regional de Carajás (Marabá) Márcio Holanda.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, participou da ação reafirmou seu compromisso com a agricultura familiar. “A implantação de culturas perenes, como é caso do cacau, garante sustentabilidade para o nosso município, que tem sua base econômica para além da mineração. A Emater e demais órgãos parceiros são estratégicos para o desenvolvimento rural”, destacou.

O coordenador do Escritório Local da Emater em Canaã, o engenheiro ambiental Matheus Souza avaliou o Dia de Campo como o melhor evento do carnaval: “Botamos nosso bloco da agricultura rumo aos preparativos da COP 30, a implantação de sistemas agroflorestais é excelente para a conservação da biodiversidade e geração de renda”

O supervisor da Emater- Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo agradeceu pela parceria do IdeflorBio e da prefeitura, e informou que “2024 será ano de muitas realizações voltadas para o desenvolvimento rural, conforme planejamento do Proater”.

(Ascom Emater)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90