Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/12/2023 às 16h08min - Atualizada em 30/12/2023 às 16h08min

PF e Marinha interceptam embarcação com carga ilegal de cigarro no Pará

NNC

A ação foi realizada nesta quinta-feira (28/12) no oceano Atlântico, na costa do Marajó. A embarcação estava com cinco tripulantes, que foram detidos

Belém/PA - Polícia Federal e Marinha do Brasil interceptaram embarcação com cerca de três mil caixas de cigarros, na manhã desta quinta-feira (28/12). Cinco tripulantes foram abordados e detidos e devem ser presos em flagrante por contrabando.

A abordagem foi feita no oceano Atlântico, a cerca de 30 quilômetros do arquipélago do Marajó, com base em investigação da PF. Foi encontrada uma grande quantidade de caixas de cigarro importado no convés e em outros compartimentos.

A carga teria sido, possivelmente, levada do Paraguai em rota pelo Suriname ou Caribe. O destino final seriam portos clandestinos na região do Salgado, nordeste paraense, de onde seriam distribuídas pelo Pará e nordeste do país.

 

 

A embarcação e os tripulantes permanecem sob escolta da Polícia Federal e de um navio-patrulha da Marinha. A carga será entregue à Receita Federal.

 

 
A embarcação que transportava os cigarros tem registro no porto de Belém. A carga apreendida, porém, não possui selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso são ilegais no Brasil.

 

Contrabando

O Código Penal Brasileiro prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, para o crime de contrabando, que consiste em importar ou exportar mercadoria proibida. A pena aplica-se em dobro se o crime é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.

A embarcação não tem previsão para atracar no porto de Belém.

 

Fonte: PF


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90