Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/06/2024 às 14h52min - Atualizada em 15/06/2024 às 14h52min

Cidade Ourilândia do Norte

Ourilândia do Norte é um Município Brasileiro do Estado do Pará.

A equipe do Jornal Infoco visitou recentemente a cidade de Ourilândia do Norte, situada no sudeste do Pará. A cidade é cortada pela rodovia PA 279, ligando Agua Azul do Norte a São Felix do Xingu, e tem apresentado um crescimento significativo, especialmente com a chegada do Projeto minerário Ouça Puma, focado na extração de Níquel. Esse empreendimento teve início em 2011 pela empresa Vale S/A e representa uma das maiores áreas de exploração desse minério em escala global, englobando as zonas rurais de Parauapebas, São Felix do Xingu, e também as terras das comunidades indígenas Kayapó e Xikrin do Cateté, presentes em Ourilândia do Norte.

Ao adentrar na cidade, será recebido por uma larga avenida bem iluminada, repleta de diferentes tipos de lojas. Além disso, poderá avistar o prédio da Prefeitura e da Câmara Municipal. O município também se destaca por ter um novo Hospital Regional em funcionamento e por ter passado por uma grande reforma no Hospital Municipal. Recentemente, foi inaugurado o Hospital Materno Infantil, assim como a Casa do Idoso.

Realmente chama a atenção a falta de referência aos aportes realizados pela Empresa Vale. É de conhecimento geral a implementação do Plano de Ações Sociais da Mineração Onça Puma, porém não se observa a menção à administração atual da Prefeitura.


A transparência na administração pública é essencial para preservar a confiança da população. É preocupante ver o governo investindo em projetos que não seguem a visão do Governador, Helder Barbalho. Como podemos justificar essas parcerias tão desconexas?.

Com o início da campanha eleitoral, assistimos a uma intensa competição pelo preenchimento dos cargos disponíveis e pela compreensão dos acontecimentos de forma mais minuciosa. O prefeito atual foi eleito em 2020 com 6.686 votos pelo partido AVANTE, mas agora está filiado ao MDB, assim como seu vice que se transferiu para o PL. Estaremos atentos e mantendo nossos eleitores informados sobre todas as alterações, com o objetivo de mantê-los bem atualizados.

Aproveitando a oportunidade para relatar um grande contratempo que está afetando cerca de 300 alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Balão Mágico, inaugurada em 29 de abril de 2024, um espaço completamente renovado. No entanto, no último dia 07 de maio de 2024, uma explosão no transformador de energia da escola desencadeou uma série de problemas para as crianças que lá estudam, causando atrasos no cronograma escolar e prejuízos financeiros às famílias. Visitamos várias residências de alunos, e em uma delas o relato chamou bastante a nossa atenção. Uma mãe com dois filhos, sendo um deles aluno da escola, foi recentemente abandonada pelo seu parceiro. Ela está lutando constantemente sozinha para educar seus filhos, alimentá-los e manter sua casa. Com a falta de aulas e redução do horário escolar do filho, ela foi demitida, agravando ainda mais sua situação.

Visitamos a Prefeitura de Ourilândia e a Creche em busca de esclarecimentos sobre a resolução desse problema, no entanto, até o momento do fechamento desta matéria, não recebemos retorno. Continuaremos investigando e traremos as respostas necessárias para as 300 famílias que estão sofrendo as consequências.

Estamos disponíveis para receber os posicionamentos da Prefeitura e da Secretaria de Educação do município de Ourilândia do Norte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90