Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/11/2023 às 10h20min - Atualizada em 03/11/2023 às 10h20min

Círio de Nossa Senhora de Nazaré leva mais de nove mil pessoas para a procissão em Canaã dos Carajás

Diego Barbosa

A celebração contou com uma transmissão simultânea em todas as emissoras de comunicação da cidade

“Eu já chorei de emoção por estar perto dela. É algo inexplicável. Parece que o céu desce aqui na Terra. Como podemos ver, ontem a Lua estava irradiante. Se alguém percebeu, a Lua estava da cor do manto. Estava avermelhada, laranjada, que é justamente as cores que estavam no manto. O céu desce sobre Canaã, e Canaã dos Carajás é a terra prometida, a terra que Deus escolheu para o povo estar aqui hoje lá em volta à nossa mãe de Nazaré.”, relatou emocionada a devota Adriana Montel, que estava acompanhando a procissão da 9ª edição do Círio de Nazaré de Canaã dos Carajás. Este é um dos relatos pela devoção e fé em Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré vai além de uma devoção católica, é uma celebração cultural brasileira, e o estado do Pará é o local onde acontece um das maiores celebrações católicas do mundo. Canaã dos Carajás em seu momento de fé e devoção contou hoje, 29, com a 9ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré contou com mais de nove mil fiéis. O evento começou com a missa campal, às 7h, na Praça da Bíblia, celebrada pelo Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, acompanhado do Padre Dalvan.

O Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, exalta esse momento de grande emoção para o município de Canaã dos Carajás. “É sem dúvida um momento forte de alegria, de amor à Mãe, porque a Mãe nos leva até Jesus. Parabéns aqui ao Padre de Domingos, Diácono Denir e toda a equipe organizadora, as irmãs e a Pastoral da Comunicação que estão noticiando para milhares e milhares de pessoas, o 9º Círio. A Maria Mãe que partilha o milagre do amor, milagre do amor que é Jesus, então ela nos ensina, nos aponta para lá, o Círio é esse momento lindo de caminhada, de evangelização, de alegria nas ruas, não se explica o Círio, se vive. A multidão que está caminhando aqui com Nossa Senhora, porque ela nos aponta Jesus. Ela sempre nos leva a Jesus. Então é para lá que a gente vai se dirigindo.”, destacou.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, esteve presente desde o início da celebração e conta que foi agraciada com uma cura. “Eu precisava fazer uma cirurgia no meu ombro, cheguei em Belém na época do Círio, passei por uma consulta e fiz esse pedido para Nossa Senhora, que ela me conduzisse nessa cirurgia e que fosse feito o melhor. Simplesmente eu fui curada e não precisei fazer a cirurgia.”, ressaltou e concluiu. “Esse é um momento de muita espiritualidade, de muita fé, de muito agradecimento a Deus e a Nossa Senhora.”, finalizou.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré fez parte na missa campal, foi levada e colocada pelo Bispo Dom Vital Corbellini na Berlinda, e sua procissão passou por pontos importantes de Canaã dos Carajás. O cortejo saiu da Praça da Bíblia após a primeira missa, caminhou até a avenida Leandro Polastrini, entrou na avenida Pioneiros, caminhou na avenida Weyne Cavalcante, virou para a Rua da Cooperativa até a rua do Campo, passou na Praça do Papai Noel e finalizou o percurso na Paróquia Imaculada Conceição com a missa do final do Círio.

TRANSMISSÃO AO VIVO PELO POOL DE EMISSORAS

Mais um marco histórico para o município é a transmissão simultânea em todos os veículos de comunicação da cidade, dando oportunidade para que toda a população participasse desse momento, inclusive pessoas em outras cidades. O evento foi vinculado no canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Tv Web Cidade, Tv e Rádio Correio, Rádio Shalon, RecordTv, RedeTv, pelos portais Canaã Tem de Tudo, Fala Sério e Gazeta Carajás e contou com mais de 40 profissionais envolvidos.

A idealizadora do projeto, a Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Sheila Faro, conta como o toda essa parceria foi construída. “O projeto surgiu como uma excelente oportunidade, não somente pra falarmos de união, mas como uma maneira de unirmos-se, de fato, em torno de um ideal de fé. Eu sempre pensei em construir, realizar um projeto que juntasse portais, TVs, rádios. E essa foi a chance de mostrarmos o trabalho que já vendo sendo executado pela imprensa local, valorizar essas profissões e, ao mesmo tempo, fazer valer essa missão social do jornalista, sendo a de garantir à sociedade o acesso à informação.”, explicou a Assessora.

Sheila Faro completou. “Agradeço e parabenizo todos os que abraçaram esse projeto. Esse é o início de uma grande parceria para o fortalecimento da comunicação na região. Porque, afinal de contas, tem algo mais forte do que sermos unidos pela fé? Tenho certeza que não.”, ressaltando todos que fizeram parte nesse momento.

Texto: Amanda Carvalho


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90