Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/09/2023 às 11h04min - Atualizada em 26/09/2023 às 11h04min

1º Seminário de Saúde Mental da Juventude debate políticas efetivas para promover o acolhimento

Fabiane Barbosa
Dieg

Além de três palestras ministradas por especialistas convidados, a Semmju fez o lançamento do Projeto Rodas Terapêuticas

Cerca de 150 pessoas participaram do 1º Seminário de Saúde Mental da Juventude, promovido pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude (Semmju). O evento foi realizado na Câmara Municipal, no sábado (23) e contou com palestras de especialistas da Psicologia, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

A prefeita Josemira Gadelha agradeceu pela presença de todos e destacou que essa participação é fundamental para levar cada vez mais informação e apoio. “Nós estamos trabalhando para que Canaã dos Carajás seja uma cidade agradável, com qualidade de vida para além da infraestrutura, mas onde também existe uma rede especializada de atendimento para que vocês se sintam acolhidos, por isso é muito importante contar com vocês.”.

A palestra de abertura, “Políticas públicas e saúde mental”, foi ministrada pela doutora em Psicologia Danielle Miranda, de Parauapebas, que apresentou as diretrizes específicas do Ministério da Saúde e a estrutura da rede de atendimento.

“Para esse cuidado frequente em saúde mental, que isso não fique apenas nesse mês, que é apenas um dispositivo disparador desse debate e dessa convocação da prática para a gente levar ao resto do ano inteiro. Penso que após a pandemia, que foi um momento histórico delicado, mas que também conscientizou sobre a influência no dia a dia do bem-estar e também do mal-estar mental.”, avaliou.

Com a palestra “Valorização da vida”, o psicólogo Fábio Silva, que é filho de Canaã, mas atualmente atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itupiranga, abordou temas como autocuidado e apoio emocional.
“Na época que eu tive que sair pra fazer a graduação em Marabá e minha meta sempre foi me capacitar para contribuir com a minha população. Então, hoje, estar aqui, na frente do povo que cresceu comigo, de pessoas conhecidas, pra mim é a realização de um sonho. Eu gosto muito da experiência e do conhecimento que consegui ter em Itupiranga, mas todos os dias eu penso em retornar para Canaã.”, afirmou.

Já o psicólogo Fellype Dias, de Recife, falou sobre “Saúde Mental Jovem”, discutindo os desafios e necessidades da população jovem, ressaltando a contribuição positiva do evento para promover o senso de comunidade para além dos ambientes virtuais. “Eu acho muito importante porque os jovens estão em sofrimento e a internet tem muita informação boa e ruim. Então, é de extrema importância os profissionais terem esse espaço para falar dentro e fora da internet sobre o Setembro Amarelo.”.

Entre os participantes estavam estudantes de Psicologia da Faculdade Vale dos Carajás, de Parauapebas. “Quando vimos a divulgação ficamos animados porque é uma temática de extrema relevância e para nós foi uma chance de ampliar o nosso conhecimento perto de casa.”, disse a estudante Érica de Lana.

Outra turma que também compareceu foi a de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). “Todos nós estamos no cotidiano lidando com várias situações que envolvem a saúde mental, então é importante a gente marcar presença para aprender mais sobre esse tema e a gente precisa ser pessoas que fazem a mudança que a gente espera no mundo.”, avaliou Ione Ferreira.

Projeto Rodas Terapêuticas

Durante o seminário, além da apresentação das diretrizes de atuação da Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude e da rede de atendimento em Saúde disponível em Canaã dos Carajás, também foi realizado o lançamento do Projeto Rodas Terapêuticas, que visa proporcionar um espaço de acolhimento, reflexão e troca de experiências para jovens de 15 a 29 anos.

“As ações serão itinerantes, pois levaremos a equipe psicossocial para os bairros para garantir o acesso e a participação dos jovens que moram nas partes mais afastadas da cidade. Ainda estamos fechando o cronograma e em breve vamos divulgar as datas.”, explicou a coordenadora da Casa da Juventude, Talita Ferreira.

A secretária da Mulher e da Juventude, Kaliny Ribeiro ressaltou que a realização de novas ações vem reforçar um trabalho que já é desenvolvido junto à comunidade. “A importância da gente falar sobre esse assunto é trazer as informações, que existe o sistema de saúde. A Secretaria da Mulher e Juventude está de portas abertas, temos psicólogos e assistentes sociais que já vem atendendo diversos jovens e o nosso papel aqui é cuidar de pessoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90