Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/09/2023 às 09h37min - Atualizada em 08/09/2023 às 09h37min

Canaã dos Carajás é selecionado para projeto internacional junto ao Ministério das Cidades

O município está entre os seis classificados para a 2ª fase do projeto de cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Representando o estado do Pará, Canaã dos Carajás está entre os seis municípios selecionados para a 2ª fase projeto internacional Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), que é fruto de cooperação entre o Brasil, por meio do Ministério das Cidades (MCid), e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – agência alemã de cooperação técnica, que comunicou o resultado na última segunda-feira (4).

Canaã dos Carajás foi selecionado com a proposta “Construindo O Amanhã – Assessoria Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), que de acordo com Alisson Milhomem, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), pretende integrar as políticas públicas já em andamento no município.

“Buscamos fomentar a diversificação da matriz econômica local, por meio da construção civil com ações integradas de diversas secretarias envolvidas, principalmente referentes à regularização fundiária e a habitação, com o Programa Moradia Digna.”, explica.

O processo de seleção teve início em março deste ano, com a assinatura do termo de cooperação entre os dois países e a publicação do edital de convocação. Em julho a equipe técnica do Idurb participou da Oficina Presencial, em Brasília, com os municípios selecionados para a 1ª fase do projeto. Na ocasião os municípios apresentaram as propostas para avaliação.

De acordo com a agência GIZ Brasil, o processo de seleção se deu através de intenso debate e análise de forma puramente técnica, da qual participaram ativamente as cinco Secretarias Nacionais finalísticas do Ministério das Cidades: Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM); Periferias (SNP); Habitação (SNH); Mobilidade (SEMOB) e Saneamento Ambiental (SNSA), além da Assessoria Internacional do ministério (ASSIN) e da GIZ.

Desde início do termo de cooperação Brasil-Alemanha, ao todo, foram recebidas 170 propostas, de 23 estados brasileiros, incluindo 17 capitais, porém após criteriosa análise foram selecionadas apenas 12 para serem apresentadas no encontro presencial, do qual também participou a capital paraense, Belém. Contudo, na lista de municípios selecionados para a 2ª fase estão: Canaã dos Carajás (PA), Fortaleza (CE), Nova Friburgo (RJ), Palmas (TO), Santo André (SP) e Uberaba (MG).

O objetivo do MCid e da GIZ Brasil é contribuir com desenvolvimento urbano integrado de municípios brasileiros para apoiar e aperfeiçoar a estruturação dos projetos propostos, concedendo assessoria técnica na execução dessas iniciativas.

Texto: Fabiane Barbosa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90