Jornal In Foco Publicidade 1200x90
24/08/2023 às 15h50min - Atualizada em 24/08/2023 às 15h50min

Estudantes participam de palestra que reforça o papel dos jovens no enfrentamento à violência

Palestra faz parte da campanha Agosto Lilás realizada em Canaã dos Carajás

Na manhã desta terça-feira (22), jovens da rede escolar de Canaã dos Carajás reuniram no auditório da Secretaria da Mulher e da Juventude (Semmju) para participar da palestra “Por uma vida livre de violência” que trabalhou a importância juvenil no combate à violência doméstica, ministrada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Danilo Alves Fernandes.

O evento faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, evidenciou a importância dos jovens identificarem diferentes tipos de violência e conhecerem os canais de denúncia. A palestra ressaltou a necessidade de proporcionar conhecimento aos jovens para interromper esse ciclo de violência que pode começar dentro de casa, mostrando aos jovens que certos comportamentos

“A importância de ter essas orientações na juventude e de informação para que os jovens  tenham certeza que o município está aqui trabalhando no enfrentamento à violência doméstica e também no empoderamento dos jovens e das mulheres. Que eles podem combater essa violência, que eles sejam um agente multiplicador de combate à violência.”, enfatiza a Secretária Municipal da Mulher e da Juventude, Kaliny Ribeiro.

O juiz da Vara da Infância e Juventude em Canaã dos Carajás, Danilo Alves Fernandes, destaca que nunca teve a oportunidade, quando jovem, de ouvir sobre um tema tão relevante e que estar a frente de um momento como esse é um ato muito significante. “É um tema que nos aflige diariamente. Nós somos filhos de alguém, para ser filho de alguém, alguém se casou ou teve um companheiro. As coisas são do nosso dia a dia. Então, prevenir, orientar, fazer com que esses jovens reflitam nessa idade sobre isso é importantíssimo, porque eles amanhã podem ter vidas, relações muito mais saudáveis, infinitamente mais saudáveis do que as que nós temos hoje. As mulheres ainda, lamentavelmente, são violentadas psicologicamente e fisicamente. E que bom que o município tem estrutura importante para poder contribuir para que essas mulheres se encorajem e denunciem, que venham a delegacia, que venham aqui na Secretaria da Mulher, que vá ao Ministério Público, que vá ao Judiciário pedir medidas protetivas com o fim de se livrarem dessas relações.”, ressaltou

A ação contou ainda com um quiz sobre a palestra com o objetivo de estimular a participação ativa e a interação dos jovens com o assunto abordado. Essa atividade interativa buscou envolver os participantes permitindo que testassem seus conhecimentos e consolidassem as informações apresentadas.

Agosto Lilás

Conhecida como Agosto Lilás, a ação é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que ganhou força com a promulgação da Lei Estadual nº 4.969/2016. O propósito central dessa mobilização é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de pôr fim à violência que tantas mulheres enfrentam diariamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90