Jornal In Foco Publicidade 1200x90
18/08/2023 às 09h51min - Atualizada em 17/08/2023 às 16h11min

TODA MULHER TEM O DIREITO DE VIVER EM UM AMBIENTE SEGURO E LIVRE DE VIOLÊNCIA.ESSE DIREITO É ASSEGURADO POR LEI

Ao denunciar, a mulher deve se lembrar de que não está sozinha e que há profissionais e instituições dispostos a apoiá-la nessa decisão. Denunciar é o primeiro passo para interromper o ciclo de violência e reconquistar sua liberdade e sua dignidade. Disque 180.

Redação - jornalinfoco.com
O Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, muitos municípios espalhados pelo Brasil tem em suas agendas um mês voltado para essa discussão.
O objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

 
A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher. 

De acordo com o estudo, mais de 50 mil brasileiras sofrem algum tipo de agressão por dia, ou “um estádio de futebol lotado”, nas palavras de Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esses números demonstram o quão triste ainda é a realidade das mulheres brasileiras e o quanto é necessário empregarmos todo esforço possível para reprimir esse cenário de violência.

A pesquisa ainda revelou que, no último ano, houve um salto de 11,8%, em 2021, para 14%, em 2023, em relação às vítimas que procuraram a delegacia. Quando questionadas quanto ao motivo pelo qual muitas delas não procuraram a polícia no momento da agressão, um número expressivo de mulheres dizem não achar que a instituição possa oferecer uma resposta ao seu problema.

 
Na contramão de toda essa violência, em abril de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.542/23, que dá às mulheres em situação de violência doméstica e familiar prioridade nas vagas imediatas pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE). 
Sabe-se que mulheres mais qualificadas e com melhores oportunidades de emprego têm maior possibilidade de largar o ciclo de violência, já que a dependência econômica ainda é uma das razões que as mantêm presas no ambiente de violência. A oportunidade da a mulher em situação de violência doméstica e familiar a possibilidade conquistar sua autonomia financeira, serve de suporte, acolhimento e possui um potencial imenso de impulsionar sua autoestima.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90