Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/04/2023 às 10h34min - Atualizada em 27/04/2023 às 10h34min

CPI da Vale teme tragédia com barragem distante 11 km do Rio Itacaiunas

A vistoria realizada pelos vereadores no local revelou uma envergadura impressionante da estrutura, o que aumentou o temor de uma possível tragédia, considerando os impactos ambientais que poderiam ser gerados para a região. Além disso, membros da comissão cobram mais empregos e recursos para Marabá

(Portal Debate)

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Vale, na Câmara Municipal de Marabá, expressaram profunda preocupação em relação à dimensão da barragem do projeto Salobo, que é dez vezes maior que a barragem de Brumadinho, e está localizada a apenas 11 km do Rio Itacaiunas. A vistoria realizada pelos vereadores no local revelou uma envergadura impressionante da estrutura, o que aumentou o temor de uma possível tragédia, considerando os impactos ambientais que poderiam ser gerados para a região.

O presidente da CPI, vereador Ilker Moraes, relatou que a Comissão fez vários questionamentos à equipe da Vale durante a visita ao projeto, incluindo preocupações sobre a barragem. Ele ressaltou que a barragem do Salobo é gigantesca e está extremamente próxima do Rio Itacaiunas, o que gera apreensão, mesmo que a empresa afirme que está sendo monitorada de forma adequada. O vereador comparou a situação com o desastre de Brumadinho e destacou a necessidade de a Vale melhorar sua relação com Marabá e a zona rural, onde estão localizados os recursos minerais e as riquezas exploradas pela empresa.

Outro vereador, Alecio, expressou seu susto ao ver a dimensão da barragem e sua proximidade com o Rio Itacaiunas. Ele lembrou que, mesmo com a alegação de que a barragem está sendo monitorada, as tragédias podem ocorrer, como o que aconteceu em Brumadinho. O presidente da Câmara, por sua vez, ressaltou que a zona rural de Marabá sofreu prejuízos com a instalação do Salobo, uma vez que a Vale não construiu acesso pela cidade, apenas por Parauapebas, o que gerou uma dívida com o município que precisa ser compensada.

Marcelo Alves, relator da CPI, acrescentou que a implantação do Salobo 3 pela Vale resultou em um aumento significativo na extração de minério na mesma mina, com a instalação de três britadores. No entanto, ele destacou que Marabá recebeu apenas R$ 85 milhões em um ano via Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) de 2022, enquanto Parauapebas recebeu 850 milhões, o que evidencia a disparidade na distribuição dos recursos. Alves também ressaltou que os vereadores questionaram os funcionários da Vale sobre a presença de ouro na extração de cobre, mas não obtiveram respostas claras, o que será incluído no relatório da CPI. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90