Jornal In Foco Publicidade 1200x90
12/02/2018 às 20h55min - Atualizada em 12/02/2018 às 20h55min

A tradição que marca o carnaval canaense

Os bloquinhos de carnaval sempre estiveram presentes em todos os anos de festa na cidade

Atila Penha - Jornal In Foco
A região canaense sempre é conhecida por sua atuação na área de mineração, deixando sua cultura e tradições não tão aparentes como gostaria. Mas se tratando de carnaval a cidade pode falar de um costume que começa a se tornar uma tradição da época mais festiva do ano. Como é comum em muitas regiões brasileiras, os blocos de carnaval arrastam multidões todos os anos, trajando abadares bem carnavalescos, sendo uma das práticas mais escolhidas dos foliões para curtir a festa. Existem atualmente cerca de 10 blocos mais conhecidos na cidade com centenas de integrantes, cada bloco tem sua marca registrada, seus abadares sempre vêm com nomes chamativos e engraçados ou até mesmo com trocadilhos.
 
 Em todo o país, há blocos centenários. Em Canaã, a tradição não é tão antiga, mas sempre existiu, por mais que não houvesse carnaval no município. Os blocos existentes na cidade ainda são novos, com poucas anos de criação, como o bloco 'Só capim canela' com cinco anos. O presidente do bloco, Dudu, falou um pouco sobre a atuação nos dias de carnaval: "O bloco Só Capim Canela já existe há cinco anos, mas eu já trabalho com os blocos há um tempo. Tive uma atuação muito boa em um, mas resolvi fundar um próprio, e é muito bacana trabalhar com isso nós temos um fluxo de pessoas muito boa durante os anos de carnaval."


 
Outro bloco que faz a alegria da galera durante os quatro dias de carnaval é o bloco 'Pankadão'. Com cerca de 400 participantes, é um dos maiores da cidade. Seu representante também é bem conhecido na cidade como Cardosão do Arrocha: "O carnaval, pra gente, representa uma cultura que não tem igual, os dias de carnaval prometem muito, a galera está muito motivada, o pessoal vai cair na folia e o bloco Pankadão está ai para animar". Cardoso não deixou de falar da responsabilidade de curtir na folia: "Temos que curtir com responsabilidade, nossa turma é sempre tranquila, bem conceituada! No local de folia do carnaval 2018 em Canaã estão barracas com os 10 blocos, fazendo sua participação nos quatro dias de festa.”


 
Festa que ainda não acabou e ainda da dá pra curtir muito. Nessa segunda-feira (12) a farra é por conta do Forró Saborear.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90