Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/02/2018 às 18h12min - Atualizada em 08/02/2018 às 18h12min

Prefeito Jeová Andrade divulga nota oficial e pede aos servidores que o trabalho continue

Gestor lembrou dos avanços da educação no município e garantiu que, assim que o município tiver condições, o aumento será concedido a todos

- Jornal In Foco
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás acabou de divulgar uma nota oficial assinada pelo próprio gestor municipal. Nela, Jeová Andrade expressa preocupação e tristeza com a decisão tomada pelos servidores municipais de aderirem à greve e manifestações.
 
Na nota, o gestor falou sobre os avanços que o município teve ao longo dos últimos anos, os aumentos concedidos durante a sua gestão e a melhora nas condições de trabalho dos servidores.
 
Abrindo o jogo, o gestor afirmou que o município ainda não possui condições de pagar o aumento requerido pela classe. Jeová, no entanto, garantiu que os reajustes serão concedidos assim que o município tiver condições de pagar os valores exigidos.
 
Jeová pediu a compreensão de todos e o apoio dos servidores no atendimento à população local. Ainda na nota, Jeová explicou que o recurso do CFEM não pode ser utilizado para a folha de pagamento.
 
Confira abaixo a nota na íntegra
 
 
 
Nota à sociedade Canaãnense.
 
Me dirijo à população para externar a preocupação do Governo Municipal devido ao anúncio dos sindicatos e associações que representam os servidores públicos municipais, de possíveis manifestações, paralização ou greve.
 
Fico muito entristecido com essa decisão que parte dos servidores, estão propondo, pois isso trará prejuízo ao interesse coletivo, principalmente aos nossos estudantes que precisam de uma atenção especial.
 
Ressaltamos a grande importância que esse governo tem dado aos servidores públicos. Em 2013, quando assumi o mandato, todas as categorias se encontravam, há quatro anos, sem nenhum aumento ou reposição de perdas salariais e com o salário de 2012 atrasado. Ao tomar posse, uma das primeiras ações que fiz, foi pagar os vencimentos de dezembro e, posteriormente, sentei com a equipe de planejamento, onde foi acertado a reposição de 25% referente às perdas dos quatro anos sem aumento.
 
Nos anos seguintes, concedemos mais algumas reposições e o vale alimentação que, no início de minha gestão, era de R$200 reais e, hoje, está no valor de R$465 reais.
 
A estruturas dos locais de trabalho eram muito precárias; nossas escolas, caiam aos pedaços, sem móveis e carteira adequadas, sem nenhuma quadra coberta, sem nenhuma sala climatizada, e não existia alimentação escolar de qualidade.
 
Hoje, a realidade mudou; nossas estruturas, são as melhores do Estado. Na área da educação, reconstruímos todas as escolas antigas e construímos novos estabelecimentos de ensino; climatizamos todos, construímos quadra coberta e equipamos a toda a rede com equipamentos modernos, implantamos o Centro de Formação e muitos outros projetos.
 
Nossa alimentação escolar, é de alta qualidade e, agora, é servido café da manhã antes do aluno entrar na sala de aula.
 
Hoje, o salário pago aos professores da rede pública municipal está entre os melhores do Brasil, e, desde que assumimos o mandato, pagamos rigorosamente em dia, dentro do mês, todos os funcionários.
 
O que nos causa estranheza, é saber que estas mesmas categorias, nos quatro anos da gestão 2009-2012, ficaram sem nenhum aumento ou reposição; recebendo salários com dois meses de atraso, trabalhando em estruturas muito precárias, e nunca fizeram uma greve, e, hoje, depois de tantas melhoras, estão propondo paralização.
 
Recentemente, estive em Sobral, no Estado do Ceará, conhecendo o modelo educacional daquela cidade, que tem um dos maiores índices de aprendizado do País.
 
Lá, não há uma sala climatizada, e os professores recebem um salário muito inferior ao que é pago em Canaã. 
 
Neste momento, ainda não é possível realizar a reposição salarial, pois não dispomos de recurso legal para aumentar a despesa com a folha de pagamento. Vamos ter, gradativamente, aumento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), porém, legalmente, esse recurso deve ser aplicado em projetos em benefício da comunidade local, seja em melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde ou educação. Concluindo, não se paga folha com CFEM.
 
Faço um apelo aos nossos servidores; vamos continuar firmes, trabalhando em favor da sociedade em geral. No momento em que as condições permitirem, vamos conceder o aumento, de forma que todos possam ser contemplados.
 
Temos que fazer o possível, para dar condições aos servidores, mas também, continuarmos trabalhando em favor do restante da população que não atua no serviço público.
 
Conto com a compreensão de todos, e espero que nosso município siga avançando para a melhor qualidade de vida das pessoas que aqui vivem.
 
Jeová Gonçalves de Andrade, prefeito de Canaã dos Carajás

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90