Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/07/2022 às 16h44min - Atualizada em 26/07/2022 às 16h44min

Influenciadores Digitais são incluídos no Mapeamento Cultural de Canaã

- Jornal In Foco
O projeto “Canaã, Berço da Cultura Criativa” segue com as suas atividades em Canaã dos Carajás. Nesse primeiro momento, o time de monitores, junto com a coordenação do projeto, segue focado na execução do mapeamento cultural do município. Um trabalho que vem sendo realizado minuciosamente, com riqueza de detalhes e informações que possibilita conhecer os artistas, grupos e organizações culturais locais, além da identificação de espaços culturais públicos e privados.   
 
Após o momento de imersão no treinamento realizado pela Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, a equipe entrou em campo para a coleta de dados que subsidiará a construção de uma revista eletrônica que disseminará as riquezas culturais do município via plataformas digitais e de um Biomapa Cultural que permite identificar os pontos de vida cultural na cidade. De posse dos materiais necessário, os monitores começaram a percorrer as principais ruas e bairros da cidade de Canaã dos Carajás. O formulário do mapeamento cultural é composto por três tipos de questionários, sendo o Formulário I destinado a artistas e fazedores de cultura (individual); o Formulário II é direcionado para os grupos e organizações culturais locais (grupos formais e informais) e o Formulário III que se destina a identificação de espaços culturais (públicos e privados). 
Entre os primeiros entrevistados, destaca-se a participação e envolvimento dos influenciadores digitais da cidade. 
 
São eles às vezes denominados de blogueiros, digitais influencers, creator ou social media. Um time de peso que movimenta a internet e as redes sociais e monetiza a produção do seu conteúdo por meio das plataformas digitais e aplicativos. “A ideia de mapear os influenciadores digitais de Canaã dos Carajás foi a de realizarmos uma conexão com a “cultura web” que tanto é consumida atualmente, ou seja, não tem como falarmos em um mapeamento cultural hoje sem mencionarmos os gamers, as plataformas digitais. É o local e o global atuando de forma simultânea” afirma Jairon Gomes, um dos coordenadores do projeto.
 
Vando Douglas @vandodouglasoficial é o reizinho da cidade de Canaã dos Carajás quando o assunto é ser influencer na internet. Nascido em Tucuruí (PA), ele já reside há mais de sete anos na cidade e contabiliza em sua rede social mais de 40K de seguidores. É isso mesmo, o garoto além de fazer toda a gestão do seu negócio virtual ainda tem tempo para participar de outros grupos como o “Crespas Cachos Canaã”, além de trabalhar com mídia impressa, televisiva a sonora. Um verdadeiro show man. 
 
Ketley Santos, mais conhecida como o “Albertinho Show”. Cantora, influenciadora e dona de um perfil que tem mais de 12K de seguidores. Ketley, se define como a “A Mulher Atual”, mulher trans, nasceu em Imperatriz (MA) e tem a cidade de Canaã dos Carajás como o seu local de morada há três anos. Ela canta em bares, festas, eventos particulares e realiza apresentações em cidades próximas também. @ketleysantos__
 
Tiago Nordestino é a alegria e a simpatia do nordestino presente no Pará, em especial na cidade de Canaã dos Carajás. Humorista, influenciador e participante da companhia de humor “Os Incompetentes”. Natural de Pedrinhas, interior de Sergipe, Tiago é a representatividade dos fluxos migratórios oriundos do Nordeste para a Região Norte, isso, em um contexto mais atual e ele coloca tudo isso nas redes sociais e monetiza o seu trabalho. @tiago_nordestino     
 
   Para Deize Botelho, diretora da Tallentus Amazônia, a grande experiência de se fazer um mapeamento, ou melhor, de atualizar um trabalho que começou lá no ano de 2014 é a de encontrar esses novos atores culturais na cidade de Canaã dos Carajás, sabemos o tanto que o município cresceu no que se refere a sua população nesses últimos anos, e isso consequentemente reverbera na cena artística da cidade.     
 
Acompanhe os bastidores do nosso mapeamento através do perfil do Pontal Instituto Cultural no Instagram. Lá você também vai encontrar os formulários I e II disponíveis para preenchimento @pontalinstitutocultural. Incentive aquele seu amigo ou amiga que é artista a participar desse momento! Mais informações pelo contato (94) 98434-9148 – Jairon Gomes. Para acessar ao Mapeamento de 2014, click no link https://shre.ink/m0Fq
 
O projeto “Canaã, Berço da Cultura Criativa” tem como proponente Associação dos Artistas Visuais do Sul de Sudeste do Pará, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90