Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/02/2018 às 20h54min - Atualizada em 07/02/2018 às 20h54min

Em jogada de mestre, Jeová Andrade anuncia Wilson Leite como novo líder do governo na primeira sessão do ano

Principal crítico da gestão em 2017, o pedetista substitui Dionísio Coutinho no cargo de líder e cita Santo Agostinho: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Nada poderia ter surpreendido mais a política canaense do que o anúncio de Wilson Leite (PDT) como novo líder do governo em 2018. O pedetista, principal símbolo da oposição no ano anterior, foi o escolhido da vez por Jeová para ser o parlamentar responsável pela ponte entre o executivo e o legislativo no atual ano. A decisão foi anunciada durante a primeira sessão de 2018, realizada nesta terça-feira (6).
 
O anúncio surpreendeu a todos e a causou um verdadeiro alvoroço no cenário político atual. A escolha do vereador dividiu opiniões nas redes sociais. Para muitos, a opção foi boa e deve estabilizar completamente as relações entre os dois poderes. Já outros, consideraram a escolha de Wilson ruim, por não concordarem com a atual administração. A executiva do PDT se manifestou, através de nota divulgada nas redes sociais, e garantiu que a decisão do legislador foi completamente individual, isolada e pessoal.

 
A nota afirmava categoricamente que a decisão foi uma surpresa para o partido, já que não houve autorização de qualquer nomeação no âmbito municipal. Wilson Leite usou também as redes sociais e afirmou que a nota faltou com a verdade, já que, segundo ele, a líder do partido na Câmara, vereadora Maria Pereira, havia sido avisada do fato, antes mesmo que ele aceitasse o cargo. O vereador também se colocou à disposição para prestar qualquer esclarecimento.


 
Polêmicas à parte, o prefeito Jeová Andrade falou por quase 20 minutos durante a sessão. O gestor municipal trouxe uma mensagem de otimismo a todos: “Temos esperança de que faremos um bom trabalho em 2018. Graças ao aumento da alíquota do CFEM, nós teremos mais recursos entrando na Prefeitura Municipal e poderemos fazer um trabalho melhor. Queremos também nos próximos dias começar a operação tapa-buraco na cidade. Além disso, com mais receita, poderemos pôr em prática alguns projetos sociais que vão ajudar a população carente.”
 
A sessão também contou com a aprovação unânime de três indicações. Junior Garra (PR) pediu a criação da Defesa Civil de Canaã dos Carajás. Já Dionísio Coutinho (PSC), pediu que o executivo municipal fizesse a arborização da rotatória que dá acesso ao Distrito Empresarial. Maria Pereira, por sua vez, pediu que o governo fizesse a desapropriação de uma área ao lado da Feira do Produtor para a construção da Praça de Alimentação da cidade.


 
Ainda na sessão, as comissões permanentes da Casa de Leis foram votadas pelos parlamentares. Confira abaixo o resultado final:
 
  • Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Baiano do Hospital (PHS), Walter Diniz (PMDB) e Wilson Leite (PDT)
 
  • Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Dionizio Coutinho (PSC), João Nunes (PMDB) e Rael da Marcenaria (PHS)

 
  • Comissão de Urbanismo e Infraestrutura: Anderson Mendes (PTB), Élio do Líder (PMDB) e Rael da Marcenaria (PHS)
 
  • Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente: Dionizio Coutinho (PSC), João Batista (PT) e Vânia Mascarenhas (PDT);
 
  • Comissão de Direitos Humanos: Anderson mendes (PTB), Élio do Líder (PMDB) e Vânia Mascarenhas (PDT);

 
  • Comissão de Terras, Obras, Serviços Públicos, Direitos Minerários e Energia: Gesiel Ribeiro (PHS), João Nunes (PMDB), Vânia Mascarenhas (PDT)
 
A plenária contou com um bom público na abertura dos trabalhos e teve ainda a presença do vice-prefeito Alexandre Pereira, dos secretários André Wilson, Roberto Andrade, Jurandir José e Gean Meirey. Dos 13 parlamentares, somente Élio do Líder (PMDB) não compareceu na abertura dos trabalhos. A próxima sessão será realizada na quinta-feira (15), por conta do feriado de carnaval.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90