Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/02/2018 às 17h20min - Atualizada em 07/02/2018 às 17h20min

Para atender demanda por sangue, Canaã inaugura Agência Transfusional

Unidade já está em funcionamento no Hospital Municipal Daniel Gonçalves

- Jornal In Foco
Canaã dos Carajás inaugurou nesta terça-feira (6) uma Agência Transfusional. A unidade tem o objetivo de receber e armazenar sangue já processado e pronto para a transfusão em pacientes que necessitem. A reunião de lançamento aconteceu na própria sala destinada à agência e contou com a presença dos vereadores João Nunes, Baiano do Hospital e Dionísio Coutinho. Os secretários Roberto Andrade e Dinilson Santos também compareceram ao local para prestigiar a novidade.
 
Funcionando desde segunda-feira (5), a Agência chega para suprir uma demanda cada vez maior no município. Com o funcionamento da unidade, os atendimentos deverão acontecer com mais rapidez e eficiência.  O secretário de saúde, Dinilson, explicou que a antiga parceria do município com o Hospital 5 de Outubro já não era o suficiente para atender a todos os que necessitavam de doações: “Hoje se utiliza muito sangue em Canaã, por causa disso, a implantação da agência se fez necessária. Além das bolsas que o 5 de Outubro disponibilizava para nós, tínhamos que ir até Marabá ou Parauapebas buscar o sangue; isso levava, às vezes, até sete horas por conta do deslocamento de ida e volta. Agora não. O paciente será atendido com muito mais rapidez. Os médicos terão o trabalho facilitado.
 
Sandra Helena, médica do Hemopa, falou sobre o processo de implantação da Agência: “A equipe foi treinada em Marabá e está apta a atender quem precisa. A Agência é um sonho de todos nós. Espero que a unidade continue atendendo a população com qualidade, eficiência e rapidez. Estou satisfeita com toda a equipe e com a receptividade de todos.”


 
Apesar da agência já estar disponível para o município, Canaã ainda não possui o seu posto de coletas. Quem tem interesse em doar precisa ir até Marabá para realizar a ação. O secretário Dinilson explicou que o município tem total interesse em fazer campanhas para que a equipe do Hemopa venha até o município com mais frequência e recolha o sangue de mais pessoas interessadas.
 
Seguindo a linha de pensamento do secretário, Sandra pediu que os vereadores lutem para que haja mais dias de coleta durante o ano na cidade: “Nós temos aqui um potencial muito grande, pois há um bom número de doadores. Nós vamos precisar de todo o apoio de vocês para isso. Não temos aqui ainda o nosso próprio posto de coleta, mas, assim como Parauapebas, vamos lutar por isso. Acredito que essa é uma luta de todos, pois qualquer um de nós pode precisar de sangue um dia” finalizou a médica.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90