Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/07/2022 às 15h59min - Atualizada em 22/07/2022 às 15h59min

Há 3 décadas, Jeová Andrade lutava pela emancipação de Canaã

- Jornal In Foco
 
“Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui.”
A frase da música “A estrada” da banda Cidade Negra faz sentido na vida de um dos maiores desbravadores da história de Canaã dos Carajás. A vida de Jeová Andrade se confunde com a breve e impactante história de Canaã, a Terra Prometida. Vale a pena viajar um pouco no tempo e relembrar a história de um dos mais importantes personagens de nossa história.

A potência brasileira Canaã dos Carajás nasceu em meados da década de 80 a partir da criação do Projeto de Assentamento Agrícola Carajás, o Cedere, que foi implantado pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT). Por aqui, muitas famílias chegaram, se instalaram, enxergaram as possibilidades e ficaram até os dias de hoje.

Entre essas famílias, estava a de Jeová Andrade, que chegou para trabalhar, acabou ficando e fazendo história. Em seus primeiros anos da então Cedere, Jeová trabalhou como agricultor, mas se encontrou mesmo na educação.

Lutou pela chegada da primeira escola do município, a João Nelson, onde foi professor, coordenador e diretor. Depois, acabou se elegendo vereador por Parauapebas, visto que o Cedere ainda fazia parte daquele município.

As maiores lutas de sua vida, no entanto, ainda estavam por vir. Jeová foi escolhido presidente da Comissão de Emancipação do município. Junto a um grupo numeroso de notáveis pioneiros, Jeová fez diversas viagens a Belém para lutar pela independência da terra onde morava. À época, a aposta era alta: Canaã não era a potência mineral que é hoje e o Cedere perderia o aporte de Parauapebas.

Após anos de luta, a conquista final: a Lei Estadual 5860, de 5 de outubro de 1994 foi publicada. Cedere passou a ser Canaã dos Carajás, a Terra Prometida. E Jeová Andrade entrou para a história por tal conquista.

Anos depois, Jeová se tornou prefeito da cidade que ajudou a criar.

Quem é Jeová Andrade?

Jeová Gonçalves de Andrade tem 60 anos de idade. É natural de Minas Gerais e chegou no sudeste do Pará em meados da década de 80, no assentamento Cedere 2, onde hoje é Canaã dos Carajás. Pioneiro do município, Jeová foi professor, vereador e ganhou destaque pela atuação como prefeito municipal. Entre os anos 2013 e 2020, conduziu Canaã dos Carajás a uma transformação estrutural e social.
Em 2020, deixou o cargo com 90% de aprovação popular. Nas eleições, apoiou a atual prefeita Josemira Gadelha, que venceu com quase 70% dos votos válidos.
Jeová é casado com Waina Andrade, pai de duas filhas, Wanessa e Valéria, e avô da Heloísa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90