Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/02/2018 às 19h42min - Atualizada em 06/02/2018 às 19h42min

Em visita a Canaã, deputado federal Joaquim Passarinho aprova Distrito Empresarial e Polo Universitário

Na ocasião, parlamentar também se reuniu com o prefeito Jeová Andrade e garantiu apoio à educação superior em Canaã

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Canaã dos Carajás viveu um momento importante em sua história na última sexta-feira (2). O lançamento do Distrito Empresarial Antônio José de Araújo, e também do Polo Universitário, marcou o primeiro passo da município rumo a sustentabilidade econômica e a independência educacional. Sabendo do marco histórico para a cidade, o presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Canaã dos Carajás (AEUCC), Diego Araújo, estendeu o convite até o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD) para uma visita à Terra Prometida na manhã de sexta-feira. O parlamentar prontamente aceitou o pedido e trouxe consigo uma comitiva composta pelo deputado estadual Gesmar Costa e o diretor geral do Instituto Federal do Pará (IFPA), Rubens Chaves, também veio ao município.
 
A primeira parada de Joaquim Passarinho foi na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Por lá, o legislador foi apresentado ao presidente Junior Garra e ao prefeito municipal Jeová Andrade. No encontro, que também contou com a presença do presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Canaã dos Carajás (AEUCC), Diego Araújo, os políticos discutiram alternativas econômicas para Canaã, medidas para retomada do crescimento e ainda a educação superior no município. O deputado federal garantiu, durante a reunião, o apoio total na vinda de cursos universitários para a cidade. Segundo o parlamentar, uma cidade com uma forte estrutura universitária proporciona mais qualidade de vida à população e atrai ainda estudantes das cidades vizinhas, o que fortalece ainda mais a economia.


 
Rubens Chaves também participou da reunião e afirmou que o IFPA tem a intenção de vir para Canaã o quanto antes: “O nosso foco é realmente Canaã dos Carajás. O IFPA trabalha do ensino médio à pós-graduação. Todos os nossos alunos têm auxílio-moradia, transporte e alimentação. Só o que a gente precisa para entrar no município hoje é apenas o local e acredito que o polo vai suprir isso. Hoje o nosso aluno consegue se manter estudando graças aos nossos suportes.” O prefeito lembrou, após a fala de Rubens, que os cursos técnicos são fundamentais para o jovem canaense que precisa se qualificar para atender à demanda local de trabalho. A vinda do IFPA para Canaã já está praticamente certa e essa é uma luta do deputado Joaquim Passarinho, em parceria com Gesmar Costa.
 
Falando em nome dos estudantes de ensino superior e técnicos, Diego Araújo acredita que a parceria firmada entre o poder público local e o legislador pode render bons frutos para o município: “Eu tenho certeza que Canaã sai mais fortalecido com o apoio do deputado Joaquim Passarinho. Há tempos estamos tentando essa aproximação e agora conseguimos. É uma grande satisfação e tenho certeza que os estudantes vão ser beneficiados com essa parceria. Algumas melhorias que estamos conquistando agora já vêm pela luta da Associação há algum tempo e vamos continuar cobrando e buscando mais qualidade de vida para os nossos estudantes.”
 


Saindo da reunião com o gestor municipal, o legislador federal partiu em direção ao complexo empresarial de Canaã. Por lá, Joaquim Passarinho viu de perto a grandiosa estrutura que Canaã tem a sua disposição para atrair novos investimentos para o município: “Eu tenho sempre uma grande preocupação com os municípios que são mineradores, pois essa é uma grande riqueza, mas é finita. O que devemos fazer, principalmente agora com o aumento da alíquota do CFEM, é reservar parte desse dinheiro para mexer na economia, na qualificação profissional, na educação, para dar um rumo na questão econômica do município, para que quando a mineração acabar, a gente não tenha uma cidade fantasma.”
 
Seguindo em direção ao polo universitário, o parlamentar também gostou do que viu. De acordo com ele, tudo já está pronto para que as instituições venham para o município: “Isso aqui é, na verdade, uma cidade universitária. É uma grande estrutura. Para se fazer essa transição econômica na cidade, é necessário que se invista em educação. Ao invés de se fazer megaprojetos, acredito que se deva investir em coisas para o futuro e esse investimento é na educação. Nós temos que aproveitar esse momento para pensar no futuro, na região, pensar por gerações e não por mandatos.”


 
Depois de aprovar as instalações do local, o deputado visitou um grande amigo. O empresário Roberto Paulinelli adquiriu há pouco tempo um frigorífico na cidade e conhece Joaquim Passarinho há muitos anos. O parlamentar viu de perto a estrutura do local e se impressionou com a grandeza do projeto. A empresa deverá abater cerca de 350 cabeças de gado por dia e empregar mais de 300 pessoas no auge da produção.


 
Eleito com mais de 76 mil votos, Joaquim Passarinho obteve apenas 13 votos na Terra Prometida. Ainda assim, o político entendeu que a região merecia uma atenção especial e indicou Canaã, junto com outras 19 cidades, para o programa Internet Para Todos, do governo federal: “A ideia é que se tenha aqui internet banda larga via satélite. Em alguns pontos da cidade, o acesso será gratuito e disponível para todos. Fiz questão de indicar Canaã, pois acredito que a cidade é importante para a região e o desenvolvimento deve acontecer para todos” explicou.
 
O presidente da AEUCC acompanhou o parlamentar em todos os lugares visitados no município. Diego acredita que a passagem de Joaquim Passarinho por Canaã foi bastante positiva: “A Associação dos Estudantes está mais fortalecida. O poder público também entende que a educação é um investimento que transformará Canaã em uma cidade muito melhor para se viver. A nossa luta hoje é para garantir um futuro melhor para quem quer estudar e se qualificar. Acredito que todos nós saímos ganhando com esse investimento” finalizou o presidente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90