Jornal In Foco Publicidade 1200x90
28/05/2017 às 16h47min - Atualizada em 28/05/2017 às 16h47min

A Cavalgada Urbana leva milhares de pessoas às ruas de Canaã dos Carajás

Karla Rocha - Jornal In Foco
A tradicional celebração sertaneja do município que levou milhares de pessoas às ruas de Canaã dos Carajás foi realizada no último sábado (27), por volta das 9h da manhã, espalhando muita beleza e alegria em todo o seu trajeto. A cavalgada já é uma celebração tradicional na região e costuma atrair milhares de pessoas e esse ano não podia ser diferente. A festividade é o último evento que antecede a abertura da Expocanaã 2017.
    
A cavalgada urbana é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã dos Carajás e é um dos acontecimentos mais importantes do calendário canaense. Segundo o secretário de obras, Agnaldo Pereira, “a importância desse evento é resgatar e preservar as origens da nossa região e fortalecer o produtor” afirmou.
    
A programação teve inicio na entrada do Bosque Gonzaguinha, onde as comitivas puderam se organizar para promover a abertura de um dos maiores eventos festivos do município. Além de reunir milhares de pessoas que seguiram o cortejo pelas ruas de Canaã, a comemoração contou com a participação de diversas autoridades locais como, o prefeito Jeová Andrade, o presidente da câmara Junior Garra, secretários do município e a encantadora presença das vencedoras do concurso Rainha Expocanaã 2017, que trouxeram ainda mais beleza para quem admirava o desfile. Nesta edição, a cavalgada percorreu apenas o centro da cidade, trazendo cultura sertaneja ao município.
   
O prefeito Jeová Andrade destacou que a festa é uma valorização à dedicação rural do município e que auxilia na movimentação da economia local. Junior Garra falou à reportagem sobre a alegria de participar do evento: “É muito gratificante a gente estar aqui, pois essa é uma cultura brasileira que não podemos jamais deixar acabar. Estou aqui porque gosto, admiro e ajudo no que for necessário para que venha crescer cada vez mais” disse.
 
Aproximadamente 15 comitivas participantes fizeram a alegria da população canaense. As apresentações dos cavaleiros e amazonas encantaram crianças, jovens e adultos.  A comissão de jurados contou com a participação de cinco representantes que fizeram a avaliação das comitivas perante as apresentações.
    
Entre as categorias avaliadas para as premiações na grande cavalgada urbana estão: Organização, harmonia e execução da apresentação no tempo determinado; Cavaleiro/Amazonas mirins; melhor conjunto individual equino (cavalo/égua, tralha, Cavaleiro e Amazonas); melhor conjunto individual muar (burro/mula, tralha, Cavaleiro e Amazonas); a comitiva com maior número de componentes uniformizados; melhor berranteiro; melhor carro de boi; melhor carroça; melhor bovino adestrado; melhor bubalino adestrado; melhor muar adestrado; melhor equino adestrado.
    
Aline Campelo, 28 anos, é vendedora de uma loja de confecção da cidade, apaixonada por cavalos e música sertaneja. Ela fala que todos os anos acompanha a cavalgada com sua família, e, notificou que esse ano de 2017 o evento foi ainda mais especial para ela, “Hoje é aniversário do meu filho, Gabriel, de 4 anos e ele esperou ansioso a semana inteira para ver o desfile dos cavalos e não há nada no mundo que pague esse brilho nos olhos e a paixão dele por animais”, concluiu a mãe do Gabriel, emocionada.
    
Com a realização anual da celebração, a preocupação e os cuidados com os animais são ainda maiores. A organização estipulou um limite para o número de pessoas nas carroças, para evitar um possível excesso de peso. Os olhos dos jurados estiveram atentos a todos os detalhes das exibições dos animais e observações eram feitas quando se notava traços de maus tratos ou abusividade. “Os cuidados e a fiscalização para evitar maus tratos aos animais só tende a tornar essa festa excelente e muito mais bonita, pois, a cavalgada é uma festa para toda a família”, concluiu uma das coordenadoras do evento.
    
O encerramento do festejo acontece todos os anos no Parque de Exposições Florentino Guirelli. Realizada pela primeira vez em Canaã dos Carajás em 2014, a Expocanaã e a Cavalgada já reuniu mais de 40 mil pessoas da região. Rodeios, shows, concursos, cavalgadas, leilões e palestras movimentam o fim do primeiro semestre no município. “É uma honra está participando de um evento cultural como esse aqui em Canaã e confesso que superou todas as minhas expectativas”, disse o empresário Jorge Guedes, membro de uma das comitivas em entrevista ao Jornal In Foco. Todo o percurso recebeu reforço de homens do Departamento Municipal de Trânsito de Canaã e da Policia Militar, que acompanharam a cerimônia do inicio ao fim.
 
     De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã dos Carajás - PA, a divulgação do resultado das premiações, que está incluso na cláusula oitava do regulamento das inscrições, será anunciada na Expocanaã juntamente com a abertura do Rodeio.

Confira mais fotos do grande evento na GALERIA DE FOTOS.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90