Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/04/2022 às 20h00min - Atualizada em 30/04/2022 às 20h00min

Escassez de medicamentos atinge farmácias em Belém

Alguns fármacos estão em falta nas drogarias. Solução tem sido recorrer a genéricos e similares ou pedir a prescrição de outros remédios

dol

falta de determinados medicamentos tem levado os belenenses a peregrinar pelas farmácias e drogarias da Região Metropolitana para poder comprar a receita. O problema acontece principalmente com antibióticos, antigripais e xaropes antialérgicos.

A advogada Ingrid Reis viveu esse transtorno há alguns dias quando precisou comprar o antibiótico Clabat de suspensão (claritomicina) para o sobrinho, que estava acometido por uma bronquite. “Nunca percorri tantas farmácias como desta vez”, ressaltou.

Ela chegou a perguntar para a pediatra se poderia substituir o remédio por outro, mas a criança já tinha começado o tratamento com o Clabat. A solução veio de familiares que moram em Manaus (AM) e lá conseguiram comprar o medicamento. “Um tio do meu marido que mora em Manaus encontrou o antibiótico por lá e trouxe para a gente. Ele estava com a viagem marcada”, concluiu.

Em Belém, outro antibiótico de suspensão de ar que está difícil de ser encontrado é o Zinnat. Entretanto, em comprimidos as farmácias estão bem abastecidas. A Amoxicilina, até semana passada, também estava em falta em algumas redes, assim como o Clenil, usado para inalação.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Patrick Luís, o problema tem sido relatado por diversos farmacêuticos e empresários do setor e não acontece somente no Estado. Em todo o país, tem acontecido. “É um problema sazonal e pontual que está relacionado a vários fatores”, explicou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90