Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/04/2022 às 11h29min - Atualizada em 26/04/2022 às 11h29min

Título eleitoral: veja como regularizar sua situação

Segundo a Justiça, regularização de títulos cancelados, transferência de domicílio e emissão de segunda via só poderão ser feitas até o dia 4 de maio. TRE ampliou atendimento de quem deixou para a última hora

dol

Faltam 9 dias para fechamento do cadastro eleitoral, que encerra no dia 4 de maio. O período serve para tratar as pendências com a Justiça Eleitoral, como regularização de títulos cancelados, transferência de domicílio, inclusão de nome social para pessoas trans e travestis, mudança de dados e emissão de primeira e segunda via do título de eleitor. Por isso, nesta última semana de quitação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará ampliou e locais e os horários de atendimento presencial ao público, além de realizar ações itinerantes nos municípios do estado.

Veja se o seu título eleitoral foi cancelado e o regularize

Durante os últimos dias, o atendimento presencial será realizado em sete pontos das Estações Cidadania localizadas em Belém, Ananindeua, Marabá, Parauapebas e Santarém. Na capital, os pontos disponíveis são na Estação Cidadania do Guamá, shopping Pátio Belém e shopping Grão-Pará. O horário de funcionamento nos cartórios eleitorais foi ampliado até às 15h. Já nos dias 2, 3 e 4 de maio, o horário será estendido até às 17h. No feriado do Dia do Trabalhador (1), o Núcleo de Atendimento ao Eleitor (CAE), na travessa Pirajá, funcionará de 8h às 13h. No posto de atendimento do Mosqueiro, o atendimento será de segunda a sábado de 8h às 17h.

Mais de 40 mil eleitores foram atendidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Pará na semana passada, entre segunda (18) e domingo (24). De acordo com o Assistente do Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Rousevelt de Almeida, durante a última semana de encerramento do cadastro eleitoral, a expectativa é regularizar os mais de 20 mil títulos cancelados por conta da ausência do eleitor em três eleições consecutivas.

“A gente sempre se prepara para ter um fluxo maior porque sempre acontece dos eleitores que deixam para a última hora. Caso haja uma procura grande nesses últimos dias e o local de atendimento identifique que não pode atender todas as pessoas presencialmente, os eleitores que estiverem na fila depois do horário de atendimento vão receber uma senha de agendamento para atendimento posterior”, esclarece o assistente de gabinete.

Conforme Rousevelt de Almeida, antes de se dirigir a um cartório eleitoral, o cidadão pode ligar para o Disque Eleitor para verificar a situação eleitoral. Após a consulta, caso esteja em dívida eleitoral, os eleitores ainda podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ir a um dos postos de atendimento ao eleitor no estado. “Muitas pessoas procuram o atendimento presencial porque ouviu uma chamada, mas a sua situação está regular. Os canais de atendimento on-line estão bem estruturados para que a pessoa não se desloque ao local de atendimento sem necessidade”, afirma.

DOCUMENTOS

Para regularizar a situação eleitoral ou emitir a primeira via título é preciso portar documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira profissional ou passaporte; comprovante de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar para homens entre 18 e 45 anos que não tenham título de eleitor. Para emitir a primeira via do título na plataforma online é preciso acessar o sistema “TítuloNet”, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já no site, o eleitor deve selecionar a Unidade da Federação (UF), ou estado, no qual mora no momento para registrar o domicílio eleitoral. É nessa localidade que o eleitor votará durante as eleições deste ano. Ao ser direcionado para a próxima página, você deve ter uma fotografia segurando o documento oficial de identificação, comprovante de residência atualizado e o certificado de quitação eleitoral.

 SERVIÇO

 DOL

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90