Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/04/2024 às 11h28min - Atualizada em 03/04/2024 às 11h28min

REDE DE ENSINO DE PARAUAPEBAS TERÁ CARGOS DE PROFESSOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS

A rede pública de ensino municipal de Parauapebas contará com dois cargos necessários para a educação e inclusão de pessoas com deficiência auditiva: professor licenciado pleno da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professor intérprete de Libras.

Eliene Soares e Zacarias Marques celebraram com profissionais da educação a aprovação do projeto.

Os cargos foram criados por meio do Projeto de Lei nº 47/2024, de autoria do prefeito Darci Lermen, que foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) em sessão extraordinária realizada, especificamente para votá-lo, na terça-feira (26). As referidas funções vão integrar o quadro do magistério, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e terão 14 vagas cada uma.

A proposição foi analisada pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Finanças e Orçamento (CFO) e de Educação e Cultura (CEC), que emitiram parecer conjunto favorável ao texto. A vereadora Eliene Soares, que foi relatora do projeto e já havia elaborado indicação propondo a criação dos cargos, destacou a importância destes docentes para que o município tenha uma educação mais inclusiva.

“São profissionais que vão melhorar a qualidade do nosso ensino. Nossos estudantes surdos serão assistidos por profissionais capacitados, com formação exclusiva em Libras. É uma alegria poder contribuir com a educação do nosso município”, ressaltou a vereadora.

Na justificativa do projeto, o prefeito enfatizou que “a disponibilidade de intérpretes de Libras nas escolas é uma medida que visa garantir a acessibilidade linguística e, por conseguinte, a inclusão dos alunos surdos no ambiente educacional”.

Professor licenciado pleno de Libras
O cargo terá como atribuições: ensinar Libras na educação infantil, no ensino fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no atendimento educacional especializado; utilizar a Libras como língua de instrução, como forma de complementação no processo ensino aprendizagem; apoiar o uso e difusão de Libras no universo escolar; orientar alunos com surdez no uso de equipamentos e/ou novas tecnologias de informação e comunicação; confeccionar, solicitar, disponibilizar e orientar a utilização de recursos didáticos; planejar e acompanhar as atividades pedagógicas desenvolvidas de acordo com o Projeto Político Pedagógico.

Professor Intérprete de Libras
Já este docente vai ter como atribuições: a interpretação da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais e vice-versa, a fim de proporcionar aos estudantes surdos o acesso ao conhecimento; atuar na construção dos conhecimentos em sala de aula mediando em Libras a interação dos estudantes com o professor regente; empregar diferentes estratégias tradutórias e interpretativas com vista à melhor compreensão por parte do estudante surdo; acompanhar e interpretar as aulas; motivar a interação entre professores, estudantes surdos, alunos ouvintes e demais participantes da unidade educativa, bem como, orientar, em Libras, o estudante surdo quanto aos papéis dos diferentes agentes da unidade educativa e de seu papel como estudante.

Encaminhamento
Aprovado por unanimidade pelos vereadores, o Projeto de Lei nº 47/2024 foi encaminhado para sanção do prefeito Darci Lemen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90