Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/07/2021 às 15h28min - Atualizada em 04/07/2021 às 15h28min

BUCÓLICA Mosqueiro comemora 126 anos e ganha obras e serviços

Para celebrar o aniversário, a Prefeitura de Belém realizará serviços de ação social, além de entregar o caramanchão da praia do Chapéu Virado reformado. Confira as ações realizadas no distrito

Dol
 

Mosqueiro comemora 126 anos na próxima terça-feira (06). Para a agente distrital da ilha, Vanessa Egla, o aniversário de Mosqueiro é um período que merece ser celebrado. “Pois, até ser transformada em distrito, passou por muitas mudanças de hábitos da própria população, por diversas caracterizações culturais, nas praias e nos pontos turísticos”.

Para celebrar, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), realizará serviços de ação social seguindo todos os protocolos de saúde em razão da pandemia do novo coronavírus. Obedecendo, assim, as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel. Além de entregar à população o caramanchão da praia do Chapéu Virado reformado.

Desde o início da nova gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), Mosqueiro vem recebendo obras e reformas importantes tanto para os habitantes quanto para os visitantes, que aproveitam a proximidade da ilha com a capital para passear.

Na pasta de saneamento, Vanessa destaca a maior ação de limpeza por toda a ilha em termos de serviços e quantidade de trabalhadores, desde o começo da gestão municipal. “São mais de 200 homens realizando ações de capinagem, drenagem de bueiros, limpeza e varrição de ruas, ou seja, atuando diariamente na higienização do distrito”.

Na pasta da saúde, atualmente, são realizadas reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Furo das Marinhas e do Carananduba. Na primeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), foi entregue uma quadra de esportes totalmente iluminada para a população. “A quadra já existia e foi completamente revitalizada para proporcionar aos moradores um espaço de lazer e esporte”, destaca a agente distrital.

Novos projetos em andamento também levarão melhorias para o distrito e os habitantes em geral. Para o mês de julho está prevista a entrega do Centro Cultural da Vila, no prédio onde funcionava o Banpará. “O local passou por melhorias e adequações e será totalmente útil para a população, destinado a oficinas, exposições, torneios e reuniões”, informa Vanessa. Entre os projetos futuros para Mosqueiro está uma grande operação tapa-buraco, com mais de 8km de asfalto por todo o distrito, em parceria com o Governo do Estado.

EMPREGO

As obras de pavimentação de ruas em Mosqueiro estão gerando emprego e renda para os operários. São oito quilômetros de obras. As frentes estão em cinco vias com mais de doze operários em cada uma delas. Segundo Jeferson Moraes, supervisor da frente de obra da Rua da Consciência, no bairro do Porto Arthur, as vagas de emprego ajudam os pais de família nessa época de retomada das atividades econômicas.

“Estamos fazendo um trabalho completo com terraplenagem, aterro, seixo e o asfalto, além de corrigir o que, por ventura, é ocasionado durante a realização da obra como cano quebrado, por isso, precisamos de muitos operários”, afirma.

Além das obras novas de pavimentação, a operação Verão da Gente também inclui os serviços de tapa-buracos. As frentes estão na rodovia PA 391, e já passaram pela Avenida Beira-Mar, Rua Natal do Murubira e Rua Lalor Mota, no bairro de Carananduba.

No bairro do Furo das Marinhas, um dos mais populosos da ilha, os serviços de recuperação da iluminação da quadra de esporte da comunidade devolveram mais alegria ao local. “Agora todo mundo quer jogar”, diz a presidente do Centro Comunitário Manuel Fôro, Nádia Chaar. Com a iluminação, dezenas de equipes estão se organizando para jogar nessas férias de julho.

HISTÓRIA

A transformação de Mosqueiro em distrito de Belém ocorreu em 26 de fevereiro de 1901. Segundo o professor aposentado de Língua Portuguesa Claudionor Wanzeller, mosqueirense de 72 anos e um historiador nato da ilha, que encontrou em seu quintal uma bala de canhão em ferro puro datada do século XVII, a intenção de criar o distrito era mudar a ilha de poucos habitantes em um balneário capaz de abrigar, por uma temporada, um número sempre crescente de visitantes e veranistas. “Mas hoje a realidade é outra. A população nativa aumentou muito e junto com ela a ocupação da terra e os problemas socioambientais, exigindo mudanças no modelo de administração pública”.

Mosqueiro, ainda segundo o professor, completa oficialmente 126 anos, mas sua história remonta aos tempos da colonização e da freguesia, quando inúmeros homens lutaram pelo engrandecimento da localidade, como os cabanos, por exemplo. “Tantos nomes que poderíamos citar, mas hoje as homenagens são para a ilha, tão bela, com um potencial turístico fabuloso, que merece o nosso amor e orgulho”, resume.

Mosqueiro

Com uma área de aproximadamente 212 km² e localizada a 70 km de distância do centro de Belém, a ilha situa-se na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó e faz parte, administrativamente, do município de Belém. Mosqueiro possui também 17 km de praias de água doce.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90