Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/06/2021 às 08h46min - Atualizada em 15/06/2021 às 08h46min

Pará recebe doações de equipamentos contra covid-19

Dol
No total, foram doados mais de 68 mil produtos para oito hospitais municipais e 25 Unidades de Básicas de Saúde (UBS).
 

crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus desafia a humanidade de diferentes formas. No âmbito do setor da saúde, além do elevado índice de procura por leitos e atendimentos médicos, outro problema necessitou de especial atenção: a urgência por produtos e equipamentos de saúde em uma quantidade grande e em um curto espaço de tempo. A alta demanda obrigou empresas do ramo a aumentarem repentinamente a produção. Governos e iniciativa privada iniciaram uma corrida para aquisição de itens essenciais para salvar vidas, mas nem todos os territórios brasileiros conseguiram acesso à materiais, como os equipamentos de proteção individual que protegem os profissionais de saúde contra o vírus.

Se nos grandes centros urbanos do país a falta de equipamentos e demais produtos de saúde para atendimento médico de pacientes com a Covid-19 estampou capas de jornais e acendeu alerta para os riscos dessa carência, como nos casos dos tanques de oxigênio, nos territórios amazônicos distantes das sedes municipais, habitados por populações agroextrativistas, a situação é ainda mais alarmante. Unidades básicas de saúde localizadas nesses ambientes necessitam do essencial, como luvas, máscaras e produtos de sanitização das unidades de saúde.

O Instituto Beraca (IB), com apoio da USAID, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e as empresas Doterra, Beraca, L’Oréal, Pierre Fabre e Rudolph Care, com o objetivo de contribuir com a diminuição dos riscos ocasionados pela falta de produtos de saúde, doou equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais para oxigenoterapia e produtos para sanitização e desinfecção, em 8 municípios do estado do Pará: Porto de Moz, Breves, Oeiras do Pará, Terra Santa, Faro, Oriximiná, Belterra e Mojuí dos Campos.

No total, foram doados mais de 68 mil produtos para oito hospitais municipais e 25 Unidades de Básicas de Saúde (UBS). Cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas pela doação de: aventais descartáveis, luvas de procedimentos, máscaras cirúrgicas, máscaras N-95, toucas descartáveis - PCT 100, fluxômetro, equipamentos de assistência ventilatória pulmonar (CPAP), água sanitária e álcool em gel. O valor aproximado da doação é de 220 mil dólares, o que soma mais de um milhão de reais

“Os materiais serão utilizados nas ações de enfrentamento à Covid-19. O hospital municipal é onde, hoje, atendemos o público que apresenta sintomas gripal. Além disso, foram entregues 20 cestas básicas que serão doadas para pessoas que estão necessitadas aqui em Breves. Nós fizemos ações na UBS fluvial em comunidades ribeirinhas, estamos levando vacinação nessas comunidades também, as ações de vacinação continuam e queremos seguir levando para essa população”, explica Liliane Corrêa, secretária adjunta de saúde do município de Breves.

A escolha dos municípios foi feita por meio do diálogo entre o IB, a DoTerra e os parceiros da iniciativa PPA Solidariedade. Os critérios levaram em consideração a vulnerabilidade do território à Covid-19, por meio da análise do bandeiramento dos municípios, a região de atuação das instituições parceiras, e a presença das unidades de saúde nos territórios comunitários. Do total de unidades de saúde atendidas, dez estão localizadas em Unidades de Conservação federais onde habitam comunidades em extrema vulnerabilidade.

“Os postos da zona rural estavam precisando de ajuda. A situação, diante da Covid-19, é preocupante. Falta o básico. A doação chega em um momento difícil, em que as populações ribeirinhas da região estão precisando de atendimento e orientação para não morrer por esse vírus. Agora vai ser possível atender com dignidade aqueles que precisarem”, conta Rita Freitas, liderança comunitária da comunidade Santa Rita, na Reserva Extrativista Mapuá, localizada em Breves, no Marajó.

De acordo com Ana Carolina Vieira, diretora executiva do Instituto Beraca, a união de diferentes organizações em prol do combate à Covid-19 e da garantia do bem-estar de populações tradicionais é fundamental em virtude do isolamento social, político e geográfico em que vivem. “Existem localidades em que as políticas públicas, tanto da União, quanto do Estado e município, não conseguem chegar em sua totalidade. É nesse contexto que o terceiro setor e o investimento da iniciativa privada atuam. É preciso ter compromisso com o desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade, mas também é imperativo ter compromisso com os cidadãos que se encarregam de cuidar dos nossos rios e florestas”, argumenta.

O Instituto Beraca

O Instituto Beraca é uma Organização Não-Governamental (ONG) que atua na pauta da sociobiodiversidade desde 2014 e está preocupada com o fortalecimento de cadeias de valor em biomas brasileiros por meio do estabelecimento de relações de negócios justos e sustentáveis. Com um time composto por profissionais especializados e com expertises multidisciplinares, o IB desenvolve projetos em comunidades rurais desenvolvidos em parceria com o setor privado, órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisa e ensino.

Cerca de 22 iniciativas estão em andamento em três biomas: Amazônia, Cerrado e Caatinga. A missão da entidade é facilitar a transformação social junto às comunidades vulneráveis e, por meio do acesso a mercados diferenciados, ativar economias locais sustentáveis que garantam a conservação e a restauração do meio ambiente, cultura e bem-estar social.

O instituto desenvolve a estratégia de projetos em quatro programas: Restauração Florestal e Soberania Alimentar; Bem-viver Social; Negócios Sustentáveis; e Empoderamento Feminino. Os programas são os caminhos institucionais para que o IB alcance seus objetivos, metas e propósitos. Os projetos são construídos e pensados de acordo com as estratégias de intervenção de cada programa e podem estar articulados com mais de um programa. Com o desenvolvimento dos quatro programas o IB consegue alcançar, dentro de seu modelo de governança, cerca de 80% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e fortalecer a agenda do Brasil para avançar nos indicadores de sustentabilidade.

PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate à Covid-19. A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus; promover medidas de prevenção e controle de infecções pela Covid-19 em instalações de saúde e nas comunidades; apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a pandemia por meio de serviços de saúde e vigilância; apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90