Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/02/2020 às 15h33min - Atualizada em 17/02/2020 às 15h33min

​Após prévia ruim do PIB, reformas precisam avançar neste semestre, avalia equipe econômica

- Jornal In Foco
G1
Depois da divulgação da prévia do Produto Interno Bruto, que frustrou as expectativas e indicou crescimento abaixo de 1% em 2019, a segunda fase das reformas estruturais ganhou um peso ainda maior e precisa avançar neste primeiro semestre para evitar mais um ano de ritmo fraco da economia. A avaliação é da equipe econômica e será repassada nesta segunda-feira (17) pelo ministro Paulo Guedes (Economia) ao presidente da República, Jair Bolsonaro.
 
Como uma sinalização de que o governo está empenhado na aprovação das reformas, a equipe de Guedes torce para que o presidente envie ao Congresso ainda nesta semana a reforma administrativa. Nesta segunda, Bolsonaro disse que é possível enviá-la antes do Carnaval e que a proposta já está "madura", mas fez questão de dizer que não serão alterados os direitos dos atuais servidores.
 
Bolsonaro promete entregar em breve a proposta de reforma administrativa
 
Entre líderes, a avaliação é que, chegando nesta semana, a tramitação da reforma administrativa pode até surpreender e ser aprovada antes da reforma tributária, já que, por determinação presidencial, a proposta só irá mudar as regras de estabilidade para os futuros servidores públicos.
 
Em relação à reforma tributária, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, continua firme no seu propósito de tentar aprova-la na Casa até o final do mês de abril, dando tempo para que os senadores aprovem a mudança do sistema tributário brasileiro antes do recesso parlamentar, na segunda quinzena de julho.
 
Ambiciosa, a meta de Rodrigo Maia é vista como factível se o governo também entrar com peso nas articulações. Líderes acreditam, porém, que seria possível pelo menos vencer a etapa da Câmara no primeiro semestre, deixando para os senadores finalizar a votação até o final do ano.
 
Já seria um grande trunfo para Rodrigo Maia, visto por empresários e investidores como o principal articulador da votação de reformas estruturantes dentro do Congresso. Ou seja, Maia poderia terminar seu período à frente da Câmara, no início do ano que vem, com três reformas importantes aprovadas sob sua liderança: da Previdência, tributária e administrativa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90