Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/02/2020 às 16h28min - Atualizada em 13/02/2020 às 16h28min

​Sem reformas, país não cresce 2,5%, diz Paulo Guedes

- Jornal In Foco
G1
A demora no início da tramitação das reformas estruturais neste ano está preocupando a equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro.
 
Na avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, se elas não forem aprovadas o país não vai crescer 2,5% em 2020 conforme previsão inicial do governo Bolsonaro.
 
“Com as reformas, o país cresce 2,5%. Sem elas, aí pode ficar complicado”, disse Paulo Guedes, principal defensor dentro do governo da aprovação das reformas tributária, administrativa e das Propostas de Emenda à Constituição do pacto federativo.
 
O alerta do ministro vem em um momento em que indicadores econômicos apontam para um ritmo de crescimento não tão forte quanto previsto no final do ano passado.
 
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse em entrevista à Central Globonews na noite desta quinta-feira (12) que o crescimento deste ano ficará em torno de 2% (veja no vídeo abaixo).
 
Roberto Campos Neto e os riscos para a economia brasileira
 
Até agora o Congresso não deslanchou a tramitação das reformas tributária e administrativa. A primeira pode ter a comissão mista instalada nos próximos dias, mas o governo ainda não encaminhou suas propostas para reforma.
 
No caso da administrativa, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (13) que há a possibilidade de encaminhá-la na semana que vem. Líderes são céticos quanto a essa data. Acreditam que isso pode ocorrer apenas depois do Carnaval.
 
Além da indefinição no calendário das reformas, a equipe de Paulo Guedes está preocupada com o risco do contágio da crise do coronavírus sobre a economia brasileira. O sinal de alerta veio depois da queda do preço das commodities, principal canal de transmissão da crise chinesa para nossa economia.
 
Segundo assessores de Paulo Guedes, se as commodities continuarem em baixa, aí, com certeza, o crescimento brasileiro será afetado pela desaceleração chinesa provocada pela epidemia do coronavírus.
 
As commodities são os principais itens da pauta de exportação do Brasil. Com os preços em queda, os exportadores vão lucrar menos, o que irá se refletir no crescimento da economia brasileira.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90