Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/11/2019 às 15h24min - Atualizada em 14/11/2019 às 15h24min

​Caçadores de tesouros recuperam centenas de garrafas de licor e conhaque da Primeira Guerra Mundial no fundo do mar; veja FOTOS

Mergulhadores suecos especializados em encontrar artefatos históricos no fundo do mar conseguiram reaver as garrafas depois de uma missão de duas décadas. Bebidas, achadas a 77 metros de profundidade, eram destinadas ao então império russo.

- Jornal In Foco
G1
Foto: Reprodução
Uma equipe de caçadores de tesouros da Suécia conseguiu recuperar, no final de outubro, uma encomenda de 600 garrafas de conhaque e 300 de licor que datam da Primeira Guerra Mundial. As garrafas foram retiradas de 77 metros de profundidade em águas internacionais entre a Suécia e a Finlândia.
 
As bebidas tinham sido enviadas pela França a Petrogrado (hoje, São Petersburgo), no então império russo, e deveriam ter chegado à cidade em dezembro de 1916. A encomenda foi mandada através do território sueco, que ficou neutro durante a guerra. (França e Rússia eram aliadas, na Tríplice Entente).
 
Mas, por causa da quantidade de gelo no Mar de Bótnia - que separa a Suécia da Finlândia -, o transporte acabou sendo adiado até maio de 1917.
 
Foi então que o navio a vapor que levava as bebidas teve um destino dramático: foi parado e revistado por um submarino alemão, que decidiu afundá-lo porque parte da carga foi considerada contrabando. (A tripulação do navio foi transferida para um navio próximo, e todos chegaram com segurança à Suécia).


 
Segundo a equipe "Ocean X", que conseguiu recuperar a encomenda e é especializada em encontrar artefatos históricos no fundo do mar, a missão de trazer as garrafas à tona durou 20 anos. Ao longo das décadas, os destroços do navio foram bastante danificados por redes e pranchas de pesca.
 
Desde 1999, quando a carga foi descoberta, as redes foram retiradas dos destroços para permitir que mergulhadores e veículos subaquáticos não tripulados acessassem os destroços. No dia 22 de outubro, a embarcação de resgate finalmente chegou à Suécia com a encomenda.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90