Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/04/2024 às 11h33min - Atualizada em 15/04/2024 às 11h33min

Em retaliação, Irã ataca Israel com drones e mísseis

Native News Carajás NNC

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária

Teerã/Irã - O Irã iniciou ataque a Israel com drones e mísseis neste sábado (13), disseram militares israelenses. Os drones iriam demorar algumas horas para alcançar o território israelense.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Daniel Hagari, e a Guarda Revolucionária do Irã confirmaram a informação.

Segundo o Canal 12, de Israel, o Irã lançou dezenas de drones e mísseis, num total de cerca de cem artefatos. Alguns Israel diz ter derrubado quando sobrevoavam a Síria e a Jordânia. A previsão é que os drones cheguem a Israel às 20h deste sábado (ou 2h da madrugada deste domingo no horário local).

As IDF afirmam que foram mais de cem drones, mas não falou sobre o número de mísseis.

As sirenes dos locais que vão ser atingidos vão soar, e o sistema de defesa israelense está de prontidão, de acordo com pessoas do exército --já há aeronaves israelenses posicionadas.

Trata-se de uma retaliação depois de um bombardeio no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, em que um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã foi morto. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse que "os avisos necessários foram dados aos Estados Unidos" sobre o ataque de retaliação.

Após o Irã colocar os drones no ar, a Casa Branca afirmou que o ataque vai se desenrolar durante horas.

Segundo o Flightradar, um site que monitora a aviação, os espaços aéreos de Israel, Jordânia, Iraque e Líbano estão fechados.

Escalada de tensão

A crise começou depois que autoridades iranianas acusaram Israel de um bombardeio ao consulado do país na Síria, que matou um comandante e outros seis oficiais da Guarda Revolucionária Iraniana. O governo israelense não assumiu a autoria.

Os EUA posicionaram navios de guerra para proteger Israel.

O presidente americano Joe Biden avisou que a retaliação ao bombardeio aconteceria e alertou ao Irã que não atacasse. Biden ainda garantiu que Washington vai proteger Israel.

Por precaução, vários países como França, Reino Unido, Alemanha e Rússia pediram aos cidadãos que evitem viagens para a região. A Rússia, aliada do Irã, mas que também mantém boa relação com Israel, ainda não se manifestou sobre a retaliação iraniana, que pode elevar ainda mais a tensão no  Oriente Médio. Vale ressalta que o Irã tem o segundo maior exército da região, atrás do Egito. No entanto, Israel teria armas nucleares, o que sempre negou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90