Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/07/2017 às 17h59min - Atualizada em 20/07/2017 às 17h59min

SEMMA apreende máquinas que retiravam argila próximo ao Rio Itacaiunas

Empresa será multada por degradação ambiental. Valor da multa ainda será definido pela Secretaria de Meio Ambiente

Ulisses Pompeu - Correio de Carajás

A SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) apreendeu uma retroescavadeira e uma caçamba que estavam retirando aterro de forma irregular às proximidades do Rio Itacaiunas, poucos metros acima da Folha 33. No local, estavam apenas o preposto da empresa Elite Construtora e Locações Ltda, que era o motorista, o qual foi conduzido para prestar informações na sede da SEMMA.

A apreensão foi realizada na tarde de ontem, quarta-feira, e segundo o técnico ambiental Romening Pereira dos Santos, o tamanho e profundidade da cratera aberta pelas máquinas ainda será avaliado para calcular o valor da multa, uma vez que a empresa não tinha autorização para retirar barro do local, por estar dentro da área de preservação permanente (APP) do Rio Itacaiunas.

O caminhão caçamba foi levado para o pátio da Semma, enquanto a retroescavadeira foi encaminhada para a Sevop (Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas), onde há mais espaço. Elas só deverão ser liberadas após pagamento da multa, que ainda será calculada.

Romening diz que a equipe da Semma está alerta permanentemente com degradação ambiental na cidade, principalmente às margens do Rio Itacaiunas.

Em Marabá, foi criado o Movimento Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiunas, uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Pará e vários outros parceiros, o qual desenvolve diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de recuperar e preservar o Rio Itacaiunas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90