Jornal In Foco Publicidade 1200x90
18/12/2018 às 11h12min - Atualizada em 18/12/2018 às 11h12min

Assinatura de ACT garante expansão da rede de fibra óptica nas regiões Nordeste e Sudeste

- Jornal In Foco
Agencia Pará
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinaram, na tarde desta segunda-feira (17), na sede da Sectet, Acordo de Cooperação Técnica em substituição ao Acordo de Cooperação Técnica nº 005/2014, atualmente em vigor. Em 2010, fora assinado um Acordo de Cooperação visando à implantação de redes ópticas nas cidades de Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém. Várias atividades foram executadas após a sua vigência, entre elas a de conclusão da implantação dessas redes.
 
No início de 2014, um novo acordo entre Prodepa, Sectet e RNP levou um novo conceito de comunicação de alta velocidade aos municípios de Castanhal, Santarém, Marabá e Altamira. As novas redes intensificaram nessas cidades a troca de informações, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a integração entre universidades, unidades de pesquisa e órgãos do governo, através de 120 quilômetros de rede óptica – 37 km em Marabá, 35 km em Castanhal, 34 km em Santarém e 13 km em Altamira. Até então, apenas Belém era beneficiada com uma rede metropolitana de fibra óptica. Já nos demais municípios, o acesso das cidades digitais do Navegapará era provido exclusivamente via rádio.
 
Para o presidente da Prodepa, Theo Pires, um trabalho em parceria facilita e agiliza a expansão de fibra ótica entre os municípios paraenses. “O Pará é um estado atípico e, para enfrentar os desafios que se apresentam diante da realidade geográfica, econômica e populacional desse estado, precisa-se dessa cultura de parcerias, e a parceria com a RNP vai ao encontro de atender os municípios com melhor infraestrutura de comunicação, aumentando a qualidade dessa comunicação em todos os municípios e também levando links de qualidade e acesso à internet para instituições de ensino e para os pesquisadores”, explicou.
 
O acordo assinado agora amplia-se para os municípios de Salinas, Bragança, Parauapebas, Xinguara e Canaã do Carajás. Por meio dele, a RNP cede ao Governo do Estado um par de fibra óptica, efetuando a manutenção da rede no trecho Bragança-Capanema-Salinas, no Nordeste; e no trecho Eldorado do Carajás-Parauapebas-Canaã do Carajás-Xinguara, no Sudeste.
 
Em contrapartida, o Governo do Estado cede a RNP um par de fibra óptica, efetuando a manutenção da rede no trecho Marabá-Eldorado do Carajás-Xinguara e nas redes metropolitanas dos seguintes municípios: Altamira, Castanhal, Marabá, Santarém, Sapucaia e Xinguara, além da cessão de transporte de dados de 3Gbps cedido no Backbone do Navegapará e a manutenção das redes metropolitanas da RNP em Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90