Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/07/2017 às 09h24min - Atualizada em 07/07/2017 às 09h24min

Projeto pretende incentivar participação da mulher nas eleições

Rafael Martini - Diário Catarinense

Beira o surreal, mas em pleno século 21 ainda é preciso de legislação específica para incentivar a participação das mulheres nas eleições no Estado. Os números em Santa Catarina não deixam dúvidas: dos 295 municípios, apenas 24 são administrados por mulheres, ou parcos 8,1%. Na Assembleia Legislativa, das 40 cadeiras, somente três de deputadas. Entre os 16 deputados federais catarinenses duas são mulheres e no Senado não há nenhuma eleita. 

 

Enquanto isso
Projeto do deputado Natalini Lázare (PR) que institui a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral acaba de ser aprovado na Assembleia. "A participação da mulher no processo eleitoral, sobretudo como candidatas, em Santa Catarina, basicamente se restringe à exigência mínima legal, o que demonstra que a sociedade não compreende a importância da igualdade de gêneros na vida política," diz Lázare.  

No mais
A iniciativa do parlamentar, sem dúvida, pode até ajudar, mas está evidente que esta inclusão não se dará por meio de leis, mas por uma ruptura da velha estrutura machista que ainda impera na política local.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90