12/09/2018 às 11h27min - Atualizada em 12/09/2018 às 11h27min

​Em noite de festa FUNCEL dar início ou projeto de Núcleo de Iniciação Cultural

Alex Rocha - Jornal In Foco
Alex Rocha
Na noite desta terça-feira (11), a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), realizou a aula inaugural do projeto NIC (Núcleo de Iniciação Cultural) localizado no ginásio Antônio Chorão.



No evento estiveram autoridades municipais como o Secretário de Desenvolvimento Social Ronaldo Araújo, Gidalton Rodrigues diretor-presidente da Funcel e servidores públicos municipais. Moradores do Residencial Canaã também se fizeram presente para prestigiar apresentação do início do projeto.



O NIC é uma iniciativa do governo municipal através da FUNCEL em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que são participantes do edital de captação de recursos, junto com a companhia Talenttus Amazônia, o programa conta com o auxílio da Fundação Itaú Social. O município de Canaã é a primeira cidade da região norte a alcançar o recurso junto à instituição.

Diretor da FUNCEL Gidalton Rodrigues abordou sobre o início do projeto “Esse evento já está sendo esperando a um tempo, e hoje está dando o início de um novo tempo com a parceria do Itaú Social em Canaã, beneficiando muitas crianças. ”



O Núcleo de Iniciação Cultural inicia suas ações com o foco, na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social em atividades artísticas assim desenvolvendo as habilidades do infanto-juvenil no município.

Ronaldo Araújo Secretário de Desenvolvimento Social falou sobre a importância do lançamento do NIC “Hoje é um dia especial, pois estamos já há  meses trabalhando na execução do planejamento desse projeto que agora se concretiza em fase de lançamento, onde iremos trabalhar a desenvoltura de várias atividades voltadas para nossas crianças e adolescentes, com isso trabalhar também a prevenção, e hoje vamos unificar o trabalho do Itaú Social junto com a FUNCEL  com parceria com a SEMDES para que possamos fortalecer ainda mais as nossas atividades nas áreas do CRAS.”



O principal objetivo do projeto é realizar oficinais de artes, danças, músicas, palestras socioeducativas e preventiva estimulando o protagonismo social, apresentar as exposições artísticas e os resultados dos processos já realizados. Beneficiando um público de 350 crianças e adolescentes ao ano.

O projeto beneficiará a comunidades e territórios de vulnerabilidade como: Residencial Canaã, onde as ações ocorrerão no centro comunitário, CRAS Novo Brasil, atenderá crianças e adolescentes que residem no território de atuação do Centro de Referência de Assistência Social e o Complexo Desportivo da FUNCEL, onde acompanhará o infanto-juvenil do Bairro Paraíso das Águas.



A Presidente dos moradores do Residencial Canaã, Vera Lúcia abordou a relevância do projeto dentro da comunidade “É uma grande conquista pois é o primeiro projeto que vai acontecer dentro do Centro Comunitário, já existe no residencial o serviço de fortalecimento de vínculos, mais não é diretamente dentro do bairro, esse é um novo projeto diferenciado por conta das novidades que as oficinas vão oferecer. ”

Erica Fernandes Duarte moradora do Residencial Canaã, mãe de um dos adolescentes beneficiados com o projeto falou da importância do mesmo “É de muita alegria a chegada de uma nova atividade voltada aos adolescentes, tirando eles da ociosidade, abrindo novos horizontes. ”



Segue abaixo o link da matéria sobre o lançamento do projeto:
https://jornalinfoco.com/noticia/1928/o-projeto-nucleo-de-iniciacao-cultural-e-lancado-em-canaa

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »