Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/07/2018 às 18h14min - Atualizada em 11/07/2018 às 18h14min

O projeto Núcleo de Iniciação Cultural é lançado em Canaã

Alex Rocha - Jornal In Foco
Atila Penha
Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), lançou, no Centro de Formação Rute Sampaio, localizado na Avenida dos Pioneiros, o Núcleo de Iniciação Cultural (NIC).

No evento estiveram várias autoridades municipais como o Secretário de Desenvolvimento Social Ronaldo Araújo, o Secretário de Educação Edilson Valadares, vereadores João Nunes e Rael da Marcenaria, servidores públicos municipais e o Prefeito Jeová Andrade.

O NIC é uma iniciativa do governo municipal através da FUNCEL em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que são participantes do edital de captação de recursos, junto com a companhia Talenttus Amazônia, o programa contará com o auxílio da Fundação Itaú Social. O município de Canaã é a primeira cidade da região norte a alcançar o recurso junto à instituição.

Em conversa com a nossa equipe a coordenadora geral do programa, Cleides Pimenta comentou como acontecerá o projeto e como surgiu “Fizemos um trabalho junto com o CMDCA fazendo a capacitação de recurso colocando a FUNCEL como a unidade executora, tendo como parcerias as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação. O projeto além de trabalhar diretamente com crianças, também será voltado para as famílias. ”



Joatan Júnior, Presidente do CMDCA, explicou o envolvimento do Conselho junto com a FUNCEL. “ O projeto será executado pela FUNCEL que abraçou a CMDCA, e com parceria com a Fundação Itaú Social acreditando no potencial do município em crescer e desenvolver, visando a iniciativa cultural, fazendo assim potencializar as crianças de vulnerabilidade social.”



Gidalton Rodrigues diretor-presidente da Funcel, falou sobre quais os bairros receberão a princípio o projeto “O projeto vem ajudar as crianças e adolescentes, trazendo a cultura para seu cotidiano. A princípio os bairros que têm mais vulnerabilidade serão os primeiros a receberem a ação como, o Residencial Canaã, o Novo Brasil e o Paraíso das Águas. ”



Presente no evento, o prefeito Jeová Andrade também falou sobre o projeto. “ Esse recurso é um reconhecimento de uma instituição tão séria e tão grande como o Itaú Social ao nosso município. Abrindo assim as portas para outros projetos maiores para nossas crianças serem beneficiadas. ”



O projeto deve ter início no mês de agosto com a probabilidade de atender 350 adolescentes, possibilitando um contato das crianças e adolescentes, entre 6 a 17 anos com as manifestações culturais como: música, dança, grafismo e pintura. Além disso estão previstas também atividades como palestras socioeducativas e oficinas de cultura popular.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90