Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/06/2018 às 10h44min - Atualizada em 15/06/2018 às 10h44min

Caminhada em Belém pede o fim da violência contra a pessoa idosa

Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde aponta que, no Pará, 156 casos de violência contra idosos ocorreram em 2016 e outros 128 em 2017.

G1 - Jornal In Foco
g1.globo.com
Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, apontam que, no Pará, 156 casos de violência contra idosos ocorreram em 2016 e outros 128 em 2017 (Foto: Marília Notícia)
Membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pesssoa Idosa (CEDPI) realizaram nesta sexta-feira (15) em Belém uma caminhada no Parque do Utinga em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho. Vários representantes do estado e da sociedade civil que lutam pela garantia dos direitos dos idosos e que atuam em ocorrências de violência participaram da programação.
 
Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, apontam que, no Pará, 156 casos de violência contra idosos ocorreram em 2016 e outros 128 em 2017. Além disso, uma nota técnica da Coordenação de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) garante que há mais casos no Estado, mas eles são subnotificados. Ou seja, nem todos são registrados oficialmente.
 
“É notório que existe subnotificação, com necessidade de se investir em qualificação na área para o preenchimento das fichas de notificação compulsória de maus tratos, além de ações voltadas à prevenção de violência, capacitando os profissionais de saúde na identificação dos casos suspeitos, em especial naqueles idosos em situação de vulnerabilidade, com posterior intervenção de maneira a protegê-lo de seu agressor. É uma tarefa difícil, pois estatísticas demonstram que o agressor é, em sua maioria, o membro da própria família, em especial filhas e filhos”, diz a nota.
 
De acordo com o IBGE, atualmente, pessoas com mais de 65 anos no Pará equivalem a 7% da população. Ou seja, dos 7.822,205 habitantes, 549.470 habitantes são idosos. Esse número cresce anualmente devido ao aumento da expectativa de vida da população, em especial o subgrupo de idosos acima dos 80 anos. Segundo o IBGE, para cada duas pessoas com menos de 15 anos, existe uma acima de 60. E isso tende a triplicar pelo menos até 2050.
 
 
Denúncia de maus tratos
As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo, na Defensoria Pública, no Ministério Público (que mantém uma promotoria dedicada ao assunto) e na Delegacia do Idoso.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90