Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/12/2023 às 16h44min - Atualizada em 27/12/2023 às 16h44min

Quais são os principais duelos nas eleições municipais no sul e sudeste do Pará

2024; Levantamento dos principais duelos políticos nas eleições de 2024 no sul e sudeste do Pará. Site indica ainda quem são os favoritos. Confira aqui

Gazeta Carajás

O Gazeta Carajás analisou as eleições municipais em algumas das principais cidades do sul e sudeste do Pará. Ouvindo fontes e analisando pesquisas, o portal apurou os principais nomes na disputa majoritária e avaliou quem são os favoritos em cada uma das disputas.

Em pauta, os municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Novo Repartimento, Xinguara, São Félix do Xingu, Pacajá, Redenção, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Água Azul do Norte, Tucumã, Rondon do Pará, Rio Maria, São Geraldo do Araguaia, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Tucumã, Floresta do Araguaia e Tucuruí.

O levantamento analisa apenas candidatos ao executivo municipal. A análise leva em conta critérios como pesquisas publicadas, popularidade dos pré-candidatos e informações de bastidores.

Veja:

Marabá

Maior município do sul e sudeste paraense, Marabá tem três fortes nomes na disputa. Luciano Dias, Chamonzinho e Dirceu Ten Caten. Dias é o candidato de Tião, mas está enfrentando dificuldades na decolagem. Dirceu corre por fora. Chamonzinho é o favorito.

Parauapebas

Outro colossal município da região, Parauapebas tem dois nomes na disputa. Rafael Ribeiro e Aurélio Goiano. Rafael é o candidato de Darci à sucessão. Goiano é o favorito na disputa.

Canaã dos Carajás

Com uma das maiores rendas per capita do mundo, Canaã dos Carajás terá uma disputa acirrada entre antigos aliados políticos. Josemira Gadelha é a atual prefeita, e vai defender o cargo em uma disputa contra seu antecessor, Jeová Andrade. A prefeita é a favorita na disputa.

Itupiranga

Município estratégico no sul e sudeste do Pará, Itupiranga terá uma das disputas mais acirradas do Brasil. Benjamin Tasca, atual prefeito, vai tentar o sexto mandato contra Eider Gomes e contra Wagno Godoy. Eider Gomes é o favorito.

Novo Repartimento

Seguindo na Transamazônica, chegamos à disputa em Novo Repartimento. Valdir Lemes é o atual prefeito e vai disputar a reeleição contra Val Bispo. Com a força da direita no município e os bons resultados apresentados, seu Valdir é o favorito na disputa.

 Pacajá

Seguindo adiante, em Pacajá, a disputa será boa. O atual prefeito André Rezende vai enfrentar Chico Tozetti e o pleito deve ser acirrado. Com a máquina na mão, o atual prefeito ainda é o favorito.

Curionópolis

Mariana Chamon é, disparada, a favorita em Curionópolis. Há quem ainda fale em Adonei Aguiar, mas não há informações ainda se ele será, de fato, candidato.

Eldorado do Carajás

Em Eldorado do Carajás tudo pode acontecer. A prefeita Iara Braga é, naturalmente, pré-candidata, mas pode sofrer impeachment, já que está sendo investigada pela Câmara Municipal. Município que não costuma reeleger ninguém, Eldorado vê Klebson Aquino e dr. Jackson Vieira na oposição. Klebinho é o favorito.

Xinguara

Na Capital Nacional do Boi Gordo, os candidatos são dr. Moacir, Enric Lauriano, Amarildo Paulino e o ex-prefeito Osvaldinho Assunção. Este último lidera as pesquisas, mas dr. Moacir, atual prefeito, cresceu nos últimos meses e chega forte na disputa em 2024.

Rio Maria

A atual prefeita Márcia Ferreira terá concorrência pesada em 2024. São seus adversários a vice Cleide do Salão e Waltinho do Ouro, ex-prefeito. Este último é o favorito.

São Félix do Xingu

O atual prefeito João Cleber vai disputar a reeleição contra pastor Sidney e contra a ex-prefeita Minervina. Apesar das crises vividas, o gestor é o favorito até o momento.

Redenção

O prefeito Marcelo Borges ainda não anunciou quem será o seu candidato, por isso as especulações são livres – se fala até no deputado federal Joaquim Passarinho, que transferiu seu título para o município. Estão na disputa: dr. Rener – o favorito, Mário Moreira, William do Potência e Gabriel Salomão.

Conceição do Araguaia

O prefeito Jair Martins não pode concorrer à reeleição, já que está em seu segundo mandato. No entanto, sua indicada, Elida Elena lidera todas as estatísticas e deve garantir que a continuidade do projeto do grupo. O Gazeta não conseguiu confirmar o nome de seus principais adversários, mas se especula que o segundo colocado seja do PT.

Nova Ipixuna

A atual prefeita, Graça, não pode mais concorrer, já que está completando oito anos no cargo. Estão na disputa o vereador Filho e Everton. Filho é o favorito.

Jacundá

Em Jacundá, o prefeito Itonir Tavares navega em mares tranquilos e é favorito à reeleição. Ao que tudo indica, ele terá Adão Ribeiro como adversário.

Tucuruí

Em Tucuruí, o prefeito Alexandre Siqueira vai defender o cargo contra Eliane Lima, segunda colocada nas eleições de 2020. Pelas pesquisas, Eliane é a favorita, mas a disputa será acirrada ao extremo.

Floresta do Araguaia

Majorri Santiago é uma das prefeitas mais badaladas do Pará. A gestora deve enfrentar Claudinei Borges e dr. Tiago nas urnas em 2024. A mulher é a favorita na corrida eleitoral.

São Geraldo do Araguaia

Criticado por decepcionar muitos, o prefeito dr. Jefferson vai tentar a reeleição em 2024. O gestor terá pela frente a forte concorrência de Douglas Costa. O prefeito é o favorito, mas Douglas vem forte.

Tucumã

O prefeito dr. Celso Lopes vai tentar a reeleição. Seu principal adversário é Rafael Antônio. O gestor é o favorito, mas a disputa será boa e está apenas começando.

Ourilândia do Norte

Em Ourilândia, o prefeito dr. Júlio César Dairel vai tentar se reeleger em 2024. Seu principal adversário é outro doutor, o Veloso, que já foi prefeito do município. Por uma diferença pequena, o gestor é o favorito. Muita água ainda deve passar por baixo dessa ponte.

Água Azul do Norte

O prefeito Vandin vai tentar reeleição em 2024, mas terá pela frente um velho adversário – Renan Souto, que já foi prefeito e vai tentar voltar ao cargo. Renan é o favorito.

Rondon do Pará

Com a imagem desgastada, a prefeita Adriana Andrade vai tentar reeleição em 2024. No entanto, pelo caminho terá que enfrentar a força do ex-prefeito Arnaldo Rocha e seu consistente grupo político. Hoje, Arnaldo é o favorito.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90