Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/10/2023 às 09h04min - Atualizada em 10/10/2023 às 09h04min

Radar do Poder – Capítulo 27

Os bastidores da política no sul e sudeste do Pará: o governador, o ministro e o senador em Canaã, Helder faz promessa a Canaã, Jader Filho elogia Lula em Canaã, Republicanos e a terceira via em Canaã, Guirelle vem aí, Malcher negando aliança em Rondon, ‘Benjamin dos Caixão’ em Itupiranga, dr. Moacir, o rejeitado, Weber, o mais fiel escudeiro, dr. Jefferson de malas prontas?, crise em SFX, o fator Paulinho em Rio Maria, novo projeto político em Jacundá. Isso e muito mais no Radar do Poder desta semana

Gazeta Carajás
O governador, o ministro e o senador em Canaã
A família Barbalho esteve em peso na última semana em Canaã dos Carajás para a inauguração da reforma e ampliação da Escola Estadual João Nelson. Além do governador Helder Barbalho (MDB), o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), e o senador Jader Barbalho (MDB) também visitaram o município e discursaram para a multidão presente. O gov e o ministro dançaram até carimbó. Foi animado.

“Volto com as máquinas”
O governador deixou a multidão empolgada ao garantir que volta a Canaã dos Carajás em novembro com o maquinário para terminar as obras da Transcarajás. O gestor estadual entregou nas mãos da prefeita Josemira Gadelha (MDB) o edital de licitação para contratar nova empresa e iniciar as obras do trecho de 27 quilômetros.
Proposital ou escorregada de contexto?
Jader Filho, ministro das Cidades, fez o uso da palavra e teceu elogios ao presidente Lula (PT). A multidão aplaudiu timidamente as palavras do ministro, mas a verdade é que não pegou lá muito bem. Na última eleição, Lula teve apenas 37,04% dos votos válidos em Canaã, enquanto Bolsonaro (PL) obteve 62,96%. O ministro fez de propósito para tentar mudar o que pensam as pessoas da região ou foi só uma escorregada de contexto?

Uma terceira via em Canaã
O Republicanos está se organizando em Canaã dos Carajás para ter uma candidatura própria na eleição majoritária de 2024. O presidente do partido no município, Wanderley Faustino, garantiu ao Radar que o partido vai concorrer, mas não falou em nomes para encabeçar a chapa. No entanto, um passarinho contou ao Radar que Gesiel Ribeiro (ele mesmo) e Chefinho (falou, tá falado) podem ser os nomes.

Guirelle do Agro vem aí
Muito se engana quem pensa que Junior Guirelle está com um pé na política. Na verdade, o filho de Florentino Guirelle está com os dois pés na política. Junior é nome forte da direita municipal, respeitado pela atuação no agro e um dos maiores empresários da região. Ventos sopraram nos ouvidos do Radar que ele vai concorrer a uma vaga na Câmara de Canaã e é nome forte na disputa.

Pra cima do Radar, Cristina?
A ex-prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher (PSDB), gravou um vídeo contradizendo as informações já divulgadas pelo Radar do Poder. Segundo ela, não há aliança nenhuma sendo costurada com a prefeita Adriana Andrade (MDB); Cristina ainda afirmou categoricamente que é pré-candidata a prefeita em Rondon. Mas, pra cima do Radar do Poder, Cristina? O passarinho que falou da aliança não dá informação perdida e as duas devem estar no mesmo palanque ano que vem.

“Benjamin dos Caixão”
O prefeito Benjamin Tasca (PSD) vai ter que explicar um contrato multimilionário para comprar, acredite, caixões. São mais de R$ 2 milhões para torrar comprando os artefatos funerários. Será que o prefeito está prevendo tanta morte assim? Ou será que os itupiranguenses estão todos morrendo de raiva da gestão?

Um balde de gelo na cabeça
Dr. Moacir Faria (MDB) está com a segunda maior rejeição entre os prefeitos dos 144 municípios paraenses. O doutor só perdeu o primeiro lugar dos rejeitados para o desastroso prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) de Belém. A cada resultado de amostragem, o prefeito de Xinguara joga um balde de água fria no que resta de aliados. É o amargor do fel de um governo familiar caminhando para o fim. O último a sair apague a luz.

Um balde de água gelada na cabeça II
Somente os aliados pedetistas não conseguem enxergar a decadência da gestão do doutor. Entre eles, o presidente da Câmara, Adair Marinho (PDT), e o secretário de Desenvolvimento Rural, Fábio Tomaz Queiroz (PDT). Os dois estão afundando junto com o governo e com apadrinhados que incham a folha de pagamento e estouram o teto de gastos – inclusive, outubro será mais um mês a fechar no vermelho.

MDB paraense segue perdendo aliados
O partido do governador e da família Barbalho segue perdendo aliados importantes na região sul e sudeste do Pará. Alguns políticos sem mandato ou ex-prefeitos que sempre estiveram unidos em defesa de Helder estão sendo excluídos do MDB. O presidente Jader Filho está trocando os amigos do tempo de seca, pelos novos “amigos” e “amigas” que estão no poder. O partido pode achatar muito na próxima eleição.

MDB Paraense segue perdendo força II
Por ser um partido com a tendência maior para a esquerda no Pará, graças à proximidade de Helder com Lula, alguns políticos estão deixando a sigla por terem a convicção de que o governo do PT não vai se sair bem nas eleições municipais no sul e sudeste do Pará.

Dando o que falar
Comenta-se que o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Oliveira (PTB), está de malas prontas para o MDB. O prefeito postou fotinha ao lado do deputado federal Antônio Doido (MDB) e o burburinho começou nas redes sociais. Se ele realmente se filiar ao partido do gov, uma briga política vai começar em Saga. Afinal, Douglas Costa, ex-aliado de Jefferson e adversário nas eleições do ano que vem, é presidente do partido no município e tem ao seu lado um dos mais fortes nomes da sigla no estado: simplesmente Wagne Machado (MDB)

O fator Paulinho do Auto Peças
O ex-prefeito de Rio Maria, Paulinho Barros, o Paulinho do Auto Peças, apoiou a atual prefeita em sua eleição, contrariando o ex-parceiro de chapa e padrinho de sua eleição, Waltinho do Ouro. Agora, comentários chegam de que alguns problemas jurídicos e de contas de sua gestão não deixarão que ele seja candidato a prefeito em 2024. O Radar soube que Paulinho vai apoiar Waltinho do Ouro, favorito na corrida eleitoral. É aguardar pra ver no que vai dar.

Crise em São Felix do Xingu?
Com rejeição alta e com fortes operações ambientais e de desocupação da Apyterewa, o prefeito João Cléber (MDB), aliado de Helder Barbalho, vem sentindo o distanciamento do povo de uma possível reeleição. O clima não anda lá muito favorável, mas há comentários de bastidores que, na última hora, um nome vai ser lançado para tomar o doce da gestão atual. Se o João não abrir o olho, fica sem mandato por falta de entendimento político.

Jacundá com novo projeto político
O prefeito Itonir Tavares (PL) sentiu, recentemente, uma grande pressão de dois nomes fortes da política de Jacundá. São estes, os ex-prefeitos Adão Ribeiro e Dino Altoé, que aparecem crescendo muito nas pesquisas. Adão comanda a linha de frente para o retorno de Dino a disputa eleitoral em 2024. O atual prefeito agora tenta descolar sua imagem do vice, Chapolin, e se aproximar de Zé Martins para que este seja o seu vice.

A novela de Marabá
Outra vez se ouviu Chamonzinho (MDB) dizer que não disputa e nem é pré-candidato a prefeito de Marabá. Na última semana, durante evento para lançamento de obras no município, o deputado e empresário disse em vários momentos que não vai entrar na briga. Bom para o jovem marabaense Fernando Henrique (PSC), que vem com o apoio da direita, cristãos e com a força do agronegócio - que não querem o nome indicado por Tião.

O mais fiel escudeiro
O presidente da Câmara Municipal de Tucuruí, Weber Galvão, pode ser muitas coisas, só não infiel. Pelo contrário. Sancho Pança é Judas Iscariotes, se comparado a ele. O MP acusou o prefeito de Tucuruí de interferir nas investigações da morte do ex-prefeito Jones, irmão de Weber, que, na velocidade da luz, gravou vídeo em defesa do seu Cavaleiro da Triste Figura. Fidelidade testada e comprovada. Boa atitude!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90