Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/09/2023 às 14h26min - Atualizada em 19/09/2023 às 14h26min

Onda de calor: Prefeitura de Canaã dos Carajás alerta para cuidados para evitar incidência de queimadas

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esta será a semana mais quente do ano

O aumento da temperatura anunciado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para esta semana é um alerta para a população de Canaã dos Carajás, pois a região Sul do Pará foi apontada no relatório de previsões como uma das que serão mais afetadas pela onda de calor, que indicou a incidência de máximas de até 42°C a partir desta terça-feira (19).

De acordo com a Nota Técnica do INPE, as temperaturas máximas previstas para o horário das 15h estarão significativamente elevadas em grande parte do país, com destaque para áreas do sul da Região Norte e Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde várias localidades registrarão máximas superiores a 40°C, especialmente entre a próxima quinta-feira (21/09) e domingo (24/09).

 

Página 4 da Nota Técnica do INPE. Fonte: INPE

A baixa da umidade é uma das consequências do aquecimento, que de acordo com a Análise Meteorológica, um núcleo de alta pressão na troposfera média atua no centro do país tomando conta das regiões afetadas, por isso a ausência de nebulosidade provocada por este sistema favorece o aumento da intensidade de radiação solar, que além de aumentar as temperaturas, prejudica a qualidade do ar com a umidade atingindo valores inferiores a 20%. Esta condição de tempo será a mais quente do ano.

Com o tempo seco, aumenta o risco de queimadas em terrenos e lotes, o que pode causar graves consequências, como incêndios florestais e danos à propriedade privada. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) tem realizado uma campanha de combate a queimadas desde junho deste ano.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Dionizio Coutinho, a orientação é que a população não realize queimadas, pois essa prática é um crime ambiental conforme a Lei Municipal 132/2006. “Nós sabemos que a cultura do fogo é antiga e está arraigada nas pessoas e não é fácil mudar esse conceito. Muitas vezes as pessoas pensam que isso é a solução e aí eles não conseguem fazer o controle do fogo porque a gente não consegue ir contra a força da natureza e aí acontecem os incêndios de grande proporção.”, alerta.

No último domingo (17), a brigada da SEMMA foi acionada para combater um incêndio em um lote no bairro Novo Brasil, que se espalhou rapidamente e quase atingiu diversas casas. As equipes de combate chegaram a tempo e conseguiram evitar uma tragédia.

Incêndio no Parque Veredas que devastou a Trilha do Mirante. Foto: Willian Rodrigues

Outro foco que gerou grande devastação foi registrado no dia 18 de agosto deste ano, quando uma queimada que começou em uma área de fazenda se espalhou rapidamente e atingiu o Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás, que é a área de preservação mais importante da cidade. Foram cinco dias de combate e mais de 30 pessoas trabalharam para conter as chamas, mas a SEMMA constatou que 6,77% do parque foram destruídos, interditando a Trilha do Mirante.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da SEMMA, Priscila Guimarães, a preservação é fundamental para a existência dos ciclos da natureza. “A gente tem o Veredas e outras áreas verdes municipais que estão sendo recuperadas. O parque foi inaugurado em 2011 e até 2016 ele queimava 100%. A partir de 2018 o local ganhou uma compensação ambiental, mas a gente ficou muitos anos sem extravasar, a água não aumentava o nível e com a preservação do local a água voltou ao seu ciclo, voltou a encher um pouco mais a bacia.”, explica ressaltando que o espaço é aberto ao público e atrai muitos visitantes por causa da beleza natural.

Combate a incêndio de grandes proporções no Morro das Antenas registrado no dia 02/08/2023. Foto: SEMMA

Em Canaã dos Carajás, a SEMMA criou a Brigada de Combate a Incêndios, que além das três equipes de atuação conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), do ICMBio, da Associação Voluntária de Brigadistas, da Agência Canaã e das empresas Adrenalina e Aventura, Tatical Fire, Cidade Limpa, Vale, Horizonte Minerais.

Alerta para cuidados

A Prefeitura de Canaã dos Carajás alerta a população para tomar alguns cuidados nesse período de registro da onda de calor, especialmente com crianças, idosos e animais. Por isso, é importante evitar a exposição ao sol no período das 10h às 15h, usar filtro de proteção solar, chapéus, óculos e roupas para proteção, além de aumentar a ingestão de água para evitar quadros de desidratação.

Para evitar queimadas, a população deve tomar os seguintes cuidados:

  • Não realizar queimadas em hipótese alguma;
  • Apagar o fogo em caso de avistar algum foco de queimada;
  • Não jogar cigarros no chão;
  • Não acender fogueiras em locais inapropriados;
  • Manter terrenos e lotes limpos e livres de entulhos;
  • Denunciar queimadas à SEMMA pelo telefone (94) 99126-7492.

Texto: Fabiane Barbosa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90