Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/08/2023 às 11h25min - Atualizada em 23/08/2023 às 11h25min

Florada de ipês dá um maior colorido à capital paraense

Com tons de rosa, roxo, amarelo e branco, a floração dos ipês muda a rotina de Belém desde julho e segue até setembro.

dol
 

Os belenenses têm até o mês que vem para ver o colorido dos ipês que modificam os canteiros, praças e avenidas de Belém, oferecendo o contraste necessário nesse agitado cenário urbano, como nos bairros da Cidade Velha, São Brás, Marco e Souza.

Com tons de rosa, roxo, amarelo e branco, a floração dos ipês muda a rotina de Belém desde julho e segue até setembro.

O professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com doutorado em ciências agrárias e especialista em fisiologia vegetal, Cândido Ferreira de Oliveira Neto, explica que vários fatores afetam a floração dos ipês. “A floração depende muito da incidência de chuvas e temperaturas. No caso de Belém, devido às altas temperaturas e diminuição da pluviosidade, a planta entra em estresse e, como uma simulação de morte, suas folhas caem e começa a floração e produção de sementes e perpetuação da espécie”, esclarece.

“Na nossa região, como o período mais quente é de julho a setembro, esse é o momento que se dá essa floração. Mas, por exemplo, para o sul e sudeste já muda o período. Então isso vai variar um pouco de região para região, vai depender também do tipo de exemplar de espécie de Ipê”, pontua.

Além de embelezar a cidade, o professor atribui que os ipês têm um papel fundamental na contribuição da manutenção do ecossistema. “Os ipês atraem os chamados ‘visitantes florais’, a exemplo do beija-flor e das abelhas, sendo essenciais na manutenção dos ecossistemas. Além disso, trazem o convívio social entre as pessoas que fazem fotos nessas áreas. Também é muito utilizada para fins medicinais e madeireiros”, atribui.

A especialista também avalia que o ipê é bem adaptado à nossa região. Estima-se que existam mais de 10 mil ipês plantados em toda a Grande Belém, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O bairro do Marco tem em torno de 350 plantas, um percentual de 11% de todas as plantas levantadas nesse bairro, de acordo com o levantamento do Projeto Sementes do Amanhã da Prefeitura de Belém.

ALMIRANTE

Na avenida Almirante Barroso, no trecho que vai desde os bairros de São Brás, passando pelo Marco até o Souza, a maioria das árvores que fica no canteiro central da via são ipês. Quem transita pelo local de bicicleta, ônibus, carro, correndo e a pé, fica admirado com tanta beleza. Mesmo que essas flores apareçam anualmente, não há como não se animar e fazer uma foto para registrar o momento.

O servidor público, José Rodrigues, 56 anos, passava de bicicleta pelo local. Ele diz que passa duas vezes no dia por esse trajeto. “Eu acho muito bonito o colorido dos ipês, eu gosto muito de passar por aqui e presenciar isso. Também é uma forma de nos dar sombra”, diz.

Já o vendedor, Fabrício Chaves, 30 anos, conta que os ipês deixam a cidade mais bonita. “Eu passo todos os dias por aqui, além de serem árvores bonitas, que embelezam a nossa cidade, acabam dando sombra para quem passa por aqui todos os dias. Gosto muito de fazer esse trajeto e ver os ipês floridos”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90